O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou que vai iniciar a implementação do programa Ceará sem Fome, que prevê a distribuição de cartão alimentação de R$ 300 para famílias carentes e apoio financeiro a cozinhas solidárias, no dia 16 deste mês. A declaração foi feita durante a abertura da 11ª edição do Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos, no Centro de Eventos do Ceará, nesta terça-feira (6).
Neste ano, o tema do encontro é "Inovação e Sustentabilidade: novos caminhos para a gestão" e aborda temas como tecnologia, sustentabilidade e eficiência na gestão pública.Gestores públicos de todos os municípios do Ceará participam do evento.
Acompanhe a programação
Ao falar de avanços tecnológicos para o Ceará, o governador ressaltou a preocupação do Governo em unir sustentabilidade econômica a social para mitigar a fome no Estado. Por isso, ele disse que investimentos em assistência social precisam ser feitos agora.
"Não é possível nós pensarmos as mais belas ideias tecnológicas e conversar com uma população que não tem onde morar, que não tem o que comer, que não sabe o que vai comer. Por isso, nós estamos anunciando no dia 16, com os prefeitos, a campanha do Ceará Sem Fome para as famílias, mesmo as que recebem o Bolsa Família (vão receber)... Quando eu pego o dinheiro do Bolsa Família, distribuo entre os membros dessa família e a renda deu baixa demais, essa fmaília vai receber um cartão alimentaçao de R$ 300, que só pode comprar comida"
Na ocasião, o mandatário disse que o Governo irá apoiar, financeiramente, cozinhas solidárias e refeitórios públicos mantidos por prefeituras e entidades da sociedade civil. Ele ressaltou que todos serão contemplados, independentemente de ser base ou oposição.
"E nós vamos apoiar as prefeituras, as entidades da sociedade civil que têm projeto de cozinha que já realiza, nós vamos apoiar financeiramente esses refeitórios, essas cozinhas. Todos aqueles que tiverem projetos de cozinha, que tiverem refeitórios, terão apoio do Governo do Estado. Todos os municípios receberão o cartão do Ceará Sem Fome"
Seminário de Gestores Públicos
O governador ressaltou ainda a importância do encontro com os gestores municipais.
"É muito importante quem está aqui, eu, governador, prefeitos e prefeitas, vereadores, deputados, nós não temos tempo para parar e refletir com o mínimo de profundidade sobre o sentido das coisas que nós estamos fazendo. Nós somos, todo santo dia, procurados por demandas, por problemas concretos das pessoas, e as pessoas têm a urgência para seus problemas serem resolvidos", disse Elmano.
Ele destacou ainda o projeto de Participação Popular da gestão que atuará junto a 14 regiões do Estado para ouvir as demandas dos cearenses.
"Nós vamos, esse ano, no Estado do Ceará realizar (...) 14 plenárias regionais em que o governador estará pessoalmente, presente com o secretariado. Não vai falar, não vai discursar. Vai para ouvir as lideranças da região, prefeitos, vereadores, lideranças populares, empresários, para que eles digam para o governador o que é prioridade para entrar no Plano Plurianual do Governo do Estado. Mas se a presença física é pequena às vezes, nós estamos colocando uma plataforma digital para que o cidadão entre na plataforma, sugira propostas e vote na proposta que ele considera a melhor para a sua região", frisou.
Recorde de participação em 2023
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT), durante discurso no evento, também ressaltou a importância do diálogo.
"O que nos une hoje aqui é nossa missão de servir, missão enquanto homens e mulheres públicos que temos isso em mente. (...) Agora há pouco, eu tive a grata surpresa de saber que, dos 184 municípios do Ceará, 176 estão sendo representados aqui. Se hoje nós temos aqui essa representatividade de gestores municipais, sobretudo é graças à credibilidade que esse Seminário tem ao longo desse tempo", destacou Evandro.
Promovido pela Associação dos Municípios do Ceará (Aprece), do Diário do Nordeste e do Instituto Future 2023, o Seminário bateu recorde de inscrições em 2023.
"O maior compromisso do Sistema Verdes Mares é com o povo do Ceará. Nós entendemos que a gente faz isso no dia a dia através do bom jornalismo, jornalismo profissional, responsável e imparcial. E hoje a gente dá um passo além disso, a gente se junta à gestão pública, com outros atores da iniciativa privada, como por exemplo a Federação das Indústrias, a Federação do Comércio, para debater soluções inteligentes para a população, para que a gente consiga melhorar a vida da sociedade cearense", ressaltou o diretor superintendente do Sistema Verdes Mares, Ruy do Ceará Filho.
Presidente do Instituto Rui Barbosa (oinstituição criada para auxiliar no desenvolvimento do Tribunais de Contas do País), Edilberto Pontes ressaltou a importância do evento para atualização dos gestores públicos, tendo em vista que a legislação brasileira passa constantemente por atualização.
"Nos últimos três anos, a gente tem Lei de Licitações nova, com tantos desafios que foi prorrogada até o fnal do ano (para implementação), Lei do Governo Digital, mudança na Lei de Improbidade Administrativa, mais de 10 emendas à Constituição novas. (...) Esse tipo de evento que o Sistema Verdes Mares está organizando é extremamente importante, porque a gente aprende com os erros dos outros e com os acertos dos outros", salientou Edilberto Pontes.