Lideranças estaduais e o atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT), ex-governador do Ceará, se posicionaram nas redes sociais contra as invasões ocorridas em Brasília, na tarde deste domingo (8). Para os políticos, os atos são um atentado à democracia brasileira.
"Gravíssimos os ataques golpistas ocorridos hoje no DF, com a invasão e depredação do Congresso, Planalto e STF. Um inaceitável atentado à nossa Democracia, que merece resposta dura e imediata contra todos os envolvidos", disse Camilo Santana.
Outros que se posicionaram foram Elmano de Freitas (PT), governador do Estado, e Evandro Leitão, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará. Também se manifestaram a presidente do Tribunal de Justiça (TJCE), desembargadora Nailde Pinheiro, o senador e ex-governador do Ceará, Tasso Jereissati (PSDB), e o prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira (PDT).
Veja as declarações das autoridades
Camilo Santana
Elmano de Freitas
"Inaceitáveis as invasões ao Palácio do Planalto, Congresso e STF na tarde deste domingo, em Brasília, por grupos de extrema-direita que se recusam a aceitar a decisão da maioria do povo brasileiro. Atos terroristas para intimidar nossa democracia e tentar um golpe de Estado. O Brasil não vai permitir! Que esses criminosos sejam identificados e duramente punidos."
Elmano também informou que enviará 70 policiais militares do Ceará para "auxiliar nos trabalhos de restabelecimento da ordem no Distrito Federal". Segundo o governador, o pedido de apoio foi feito pelo Governo Federal aos estados. As invasões em Brasília serão tema, ainda neste domingo, de uma reunião do Fórum de Governadores, conforme o chefe do executivo estadual.
Evandro Leitão
"Lamentáveis e inadmissíveis as imagens de terroristas em Brasília, que por meio da força praticam atos que afrontam a nossa democracia. Cenas estarrecedoras. Os responsáveis precisam ser punidos através do rigor da lei. Absurdo!"
Nailde Pinheiro
"O Tribunal de Justiça do Ceará repudia, com veemência, os atos de violência e de intolerância política praticados neste domingo contra os prédios do Supremo Tribunal Federal, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto, pilares da nossa democracia.
Nos unimos à maioria dos brasileiros, reiterando a importância do respeito à ordem, à Constituição e à vontade soberana da população, manifestada em eleições pacíficas. Que os atos criminosos sejam devidamente apurados, com a exemplar punição dos responsáveis."
Tasso Jereissati
"Manifesto meu inteiro apoio ao presidente Lula e a todas as medidas que sejam tomadas em defesa da democracia e da vontade soberana da população brasileira. Estamos presenciando um triste espetáculo promovido por uma minoria raivosa, criminosamente culpada".
José Sarto
"Acompanhando com forte preocupação os atos criminosos que estão acontecendo em Brasília. Falsos patriotas! Atentam contra a nossa democracia, depredam as instituições, destroem o patrimônio público, desonram o povo brasileiro. As invasões deste domingo devem ser repudiadas e investigadas, e os responsáveis, punidos ao rigor da lei".