A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) é a quarta Casa Legislativa Estadual com melhor índice geral de transparência pública, conforme aponta ranking da Transparência Internacional Brasil — ferramenta que avalia a divulgação de informações pelos Poderes subnacionais. O Parlamento cearense, inclusive, é um dos quatro no País que divulgam dados completos sobre salários de servidores. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (25).
O Parlamento cearense recebeu 60,8 pontos no Índice de Transparência e Governança Pública, que atribui nota de 0 a 100 pontos baseado em indicadores que medem a transparência, combate à corrupção e incentivo à participação popular. A Casa foi avaliada com uma boa transparência, ficando atrás apenas da Câmara Legislativa do Distrito Federal (75 pontos) e das Assembleias Legislativas do Espírito Santo (71 pontos) e de Minas Gerais (69,8 pontos).
Apesar do Legislativo dos outros três estados ter atingido uma pontuação melhor, a transparência delas foi avaliada como "boa", assim como a da Assembleia.
Presidente da Alece, o deputado Evandro Leitão (PDT) destacou iniciativas desenvolvidas pela Casa que contribuíram com o resultado, como o lançamento do novo portal, o projeto 'Assembleia Mais Transparente' e 'Assembleia Itinerante'.
"Esse resultado mostra o compromisso que temos com a máquina pública e com a transparência. Nosso objetivo é fazer para e com a população, escutando sempre as demandas do povo. Ao termos responsabilidade com os gastos, temos mais possibilidade de realizações"
Confira o ranking de transparência das Casas Legislativas Estaduais:
Bom (4)
- Distrito Federal (Câmara Legislativa) — 75 pontos
- Espírito Santo — 75 pontos
- Minas Gerais — 69,8 pontos
- Ceará — 60,8 pontos
Regular (12)
- Goiás — 59,3 pontos
- Mato Grosso — 58,2 pontos
- Rio Grande do Sul — 49,1 pontos
- Paraná — 47,5 pontos
- São Paulo — 46,8 pontos
- Bahia — 46 pontos
- Pernambuco — 45,2 pontos
- Rondônia — 44,9 pontos
- Santa Catarina — 44,4 pontos
- Maranhão — 43,5 pontos
- Pará — 41,4 pontos
- Roraima — 41,3 pontos
Ruim (8)
- Rio Grande do Norte — 38,2 pontos
- Mato Grosso do Sul — 36 pontos
- Paraíba — 35,9 pontos
- Alagoas — 33,3 pontos
- Sergipe — 32 pontos
- Amazonas — 27 pontos
- Tocantins — 26 pontos
- Rio de Janeiro — 24,4 pontos
Péssimo (3)
- Piauí — 19 pontos
- Amapá — 18 pontos
- Acre — 14,4 pontos