Cearense Paulo Sérgio Nogueira é o novo comandante do Exército do Brasil

O general foi escolhido pelo ministro da Defesa, Braga Netto. Almir Garnier Santos foi escolhido para a Marinha e Baptista Júnior assumirá a Aeronáutica

Escrito por Redação,

Política
General Paulo Sérgio Nogueira, novo comandante do Exército
Legenda: O general foi promovido ao escalão quatro estrelas das Forças Armadas em 2018
Foto: Divulgação/Arquivo

O General Paulo Sérgio Nogueira Oliveira é o novo comandante do Exército brasileiro. Cearense natural de Iguatu, ele foi confirmado pelo ministro da Defesa, Walter Braga Netto, na tarde desta terça-feira (31).

Nogueira atualmente estava como chefe do Departamento-Geral de Pessoal do Exército.

A Marinha será chefiada pelo almirante de esquadra Almir Garnier Santos. Já o comando da Aeronáutica fica com o tenente-brigadeiro Baptista Júnior.

Novos nomes foram anunciados pelo ministro durante coletiva de imprensa no fim da tarde desta terça-feira (31). Critérios de antiguidade e proximidade com nomes anteriores foram levados em consideração nas escolhas.

É o primeiro ato oficial de Braga Netto como novo ministro da Defesa.

Quem é o novo comandante do Exército

O cearense Paulo Sérgio Nogueira tem 62 anos e ingressou no exército por meio da Academia das Agulhas Negras em 1977. O primeiro cargo foi de Aspirante a Oficial da Arma em 1980.

Em 2018 o oficial chegou ao Alto Comando do Exército, promovido ao posto de general quatro estrelas.

Segundo informações do Departamento-Geral de Pessoal do Exército, durante sua vida militar, serviu em unidades de infantaria como o 15º BI Mtz (João Pessoa-PB), 71º BI Mtz em Garanhuns-PE e 2º BIS (Belém-PA). Foi ainda instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras (Resende-RJ).