Inscrições no Enare 2021 terminam nesta segunda-feira (8)

Exame oferta 3,2 mil vagas de residência das áreas médica, multi e uniprofissional no País

Escrito por Diário do Nordeste e Agência Brasil ,
Profissionais da saúde esperando em frente a instituição para fazer prova
Legenda: Prova será realizada em todas as capitais e mais 23 municípios brasileiros
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O prazo para inscrições no Exame Nacional de Residência (Enare) 2021 termina nesta segunda-feira (8). Ao todo, são 3,2 mil vagas de residência das áreas médica, multi e uniprofissional em 81 instituições brasileiras.

Iniciadas em 20 de outubro, as inscrições podem ser feitas no site do Enare. Nele, o candidato é convidado a escolher acesso entre áreas médica ou uni e multiprofissional antes de preencher formulário de inscrição.

As provas estão previstas para 12 de dezembro, com resultado final a ser divulgado em 24 de janeiro de 2022.

Neste ano, as provas serão realizadas em todas as capitais brasileiras e em mais 23 municípios: Araguaína (TO), Bauru (SP), Campina Grande (PB), Campinas (SP), Caratinga (MG), Cascavel (PR), Dourados (MS), Feira de Santana (BA), Guarapuava (PR), Ilhéus (BA), Imperatriz (MA), Joinville (SC), Juiz de Fora (MG), Londrina (PR), Montes Claros (MG), Nova Iguaçu (RJ), Passo Fundo (RS), Pelotas (RS), Petrolina (PE), São Carlos (SP), São José do Rio Preto (SP), Sinop (MT) e Uberlândia (MG).

O que é o Enare

O exame foi criado em 2020 para otimizar a forma de seleção de residentes médicos no País, sendo realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O sistema de classificação é similar ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o qual usa notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes da graduação em universidades federais.

Veja também

Segundo a Ebserh, que administra 40 hospitais universitários atualmente, as universidades federais participantes da primeira edição tiveram benesses, como menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a burocracia da realização de provas individuais. Além disso, a qualificação da seleção foi ampliada.

Com o resultado, o candidato terá a nota alcançada na especialidade escolhida e poderá usá-la para escolher a instituição em que pretende atuar. O sistema permanece aberto, em um tempo determinado, para o candidato registrar o local de preferência.

No fechamento do sistema, as maiores notas se sobrepõem às menores, determinando quem ocupará as vagas. Posteriormente, o sistema é aberto mais uma vez para preenchimento de vagas ociosas e formação de cadastro reserva.

Oferta

En 2020, foram ofertadas 405 vagas para oito hospitais da Rede Ebserh/MEC e um hospital militar. lém delas, houve  304 para 41 especialidades de residência médica, oito para a residência uniprofissional (entre enfermagem e física médica) e 93 para a residência multiprofissional.

Nessa última categoria, foram inclusos  enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, odontólogos, nutricionistas e profissionais de educação física.

Neste ano, com o aumento de vagas, espera-se uma maior diversificação nas especialidades profissionais.

Assuntos Relacionados