Enem 2024 pode adiar final da Copa do Brasil? Entenda por que secretários pedem que CBF mude jogos

Titulares das pastas estaduais de educação devem solicitar que confederação altere dias ou horários das partidas entre Flamengo e Atlético-MG

Escrito por Diário do Nordeste/Estadão Conteúdo ,
Alunos entram em local de prova do Enem. Enem 2024 pode adiar final da Copa do Brasil? Entenda por que secretários pedem que CBF mude jogos
Legenda: Possibilidades de alto número de faltas e de dificuldades para deslocamento dos candidatos preocupam gestores
Foto: Agência Brasil

Os secretários estaduais de educação vão pedir à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que mude a data ou o horário dos jogos das finais da Copa do Brasil para não atrapalhar a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As duas partidas, entre Flamengo e Atlético-MG, estão marcadas para a tarde dos dias 3 e 10 novembro, justamente quando ocorrem as provas do certame. Neste ano, o Enem terá a participação de 4,3 milhões de estudantes.

A preocupação maior é com a possibilidade de um alto número de faltas e também eventuais dificuldades para deslocamento dos candidatos. "Reconhecemos a relevância tanto do Enem, quanto da final entre Flamengo e Atlético-MG, um dos maiores momentos do calendário esportivo nacional", diz a nota do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), divulgada nessa quinta-feira (24). O ofício será enviado à CBF.

"Nos preocupa a ausência de estudantes na aplicação da prova, e em especial, o prejuízo maior aos estudantes de Belo Horizonte e Rio de Janeiro devido às aglomerações em decorrência dos jogos interferirem no deslocamento dos estudantes aos locais das provas", diz o vice-presidente do Consed e secretário do Mato Grosso do Sul, Helio Daher.

Veja também

O Ministério da Educação (MEC) endossa o pedido dos secretários. "O Enem está organizado em todo o País para atender mais de 4 milhões de participantes. É uma gigantesca logística. A CBF pode ajustar o calendário", afirmou ao jornal Estadão o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC que realiza a prova, Manuel Palácios.

O fato de o Flamengo ter a maior torcida do Brasil preocupada secretários de todos os Estados. A nota diz ainda que o estudante pode "preferir terminar mais cedo a prova para ir ao jogo ou até mesmo optar por não participar do Enem". "Eles podem perder o foco ou se ausentar na prova", completa Daher.

A CBF realizou nessa quinta-feira o sorteio sobre o local dos jogos e a primeira parte da decisão será no Rio. O segundo jogo, dia 10, será em Belo Horizonte. A previsão é que as partidas ocorram às 16 horas, em ambos os domingos. O Enem terá os portões abertos às 12 horas. A prova vai até cerca de 19 horas. O certame é maior vestibular do País e seleciona alunos para todas as universidades federais, além de outras instituições públicas e particulares.

No Rio de Janeiro, são quase 300 mil jovens que se inscreveram para o exame, segundo dados do Ministério da Educação. Em Minas, foram cerca de 400 mil. O Estado com mais participantes é São Paulo, com 645 mil alunos.

Assuntos Relacionados