Quando a redação do Enem 2023 fica disponível para os candidatos? Veja como acessar

Na redação, são avaliadas cinco competências apresentadas na matriz de referência

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, nesta terça-feira (16), os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2023. Além da nota das provas, os candidatos também poderão ter acesso ao espelho da redação, que será disponibilizado em 90 dias, contados a partir da divulgação dos resultados.

Para acessar as notas hoje e, posteriormente, a redação, é preciso fazer o login com o cadastro do portal gov.br. Caso o participante não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la através do site acesso.gov.br. Basta digitar o CPF, clicar em “Avançar” e em “Esqueci minha senha” em seguida, sendo necessário selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

Com o resultado do exame, os participantes podem entrar na faculdade por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O programa seleciona estudantes para vagas em universidades públicas de todo o País com base na nota do Enem.

Redação

De acordo com o Inep, na redação, são avaliadas cinco competências apresentadas na matriz de referência. A nota máxima é de 1.000 pontos. Entre os fatores que podem levar à nota zero estão fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Em 2023, 60 redações atingiram a nota máxima no Enem. Rio de Janeiro e São Paulo foram os estados com o maior número de notas 1.000 na redação, 7 em cada um. O tema foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

O Enem foi aplicado nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado, para 2,7 milhões de pessoas.