O Governo do Ceará anunciou, nesta terça-feira (1º), o lançamento de concurso para preenchimento de 663 vagas para cargo de professor, que serão distribuídas entre as três universidades públicas do Estado — Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade do Vale do Acaraú (Uva) e Universidade Regional do Cariri (Urca).
A novidade foi revelada pelo governador Camilo Santana, durante a live semanal que realiza nas redes sociais. Na ocasião, ele explicou que a seleção tem o objetivo de ampliar e renovar o corpo docente atual das instituições. Não foi informado o valor da remuneração ou as datas do certame.
"Esse é o maior concurso da história das universidades. Para vocês terem uma ideia, a Uece tem 1.184 professores efetivos, e nós estamos lançando 663 vagas, significa mais de 50% do efetivo atual da instituição."
As oportunidades devem ser distribuídas da seguinte forma:
- Uece: 365 vagas;
- Urca: 184 vagas;
- Uva: 114 vagas;
Conforme o governador, os reitores das universidades já estão autorizados a elaborar os editais da seleção pública.
Interiorização do ensino superior
Segundo o gestor, o concurso integra a nova política de regionalização e interiorização das universidades estaduais. Além do concurso, o Ceará deve lançar novos campi, localizados nas cidades do Interior, e cursos nas unidades.
"[O objetivo é] levar o ensino superior mais próximo para você que deseja fazer um curso de nível superior no Interior do estado do Ceará", declarou o governador.
Camilo ainda informou que revelará mais informações sobre as novas graduações e instalações das instituições na próxima quinta-feira (3).
Telegram
Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste