Diria, de bate pronto, que não.
De todas as conversas geradas em torno do nosso futebol, fala-se, invariavelmente, em pressão, posse de bola, profundidade, variações táticas e intensidade.
Só da boca para fora porque, na prática, pouquíssimos times conseguem recolher pontos dessas matrizes.
>Veja guia completo da Série A e tabela de jogos
Não se joga um bom futebol no Brasil, em função da ausência de bons artistas, garantia de bons espetáculos.
Como se esperar um quadro diferente, se o nosso futebol, como fornecedor de pé de obra, se gaba de negociar mais de 600 profissionais, por ano, para várias partes do mundo?
Outra coisa: o campo de observação de 2020 está todo ele ancorado em 2019, onde o Flamengo deixou seus concorrentes na poeira do deserto.
Palmeiras, Grêmio e Atlético Mineiro terão condições de encarar o rubro-negro carioca e oferecer um novo enredo para esta temporada?
A fragmentação que assolou a todos, fez baixar a condição de se fazer uma análise diferente, ou mais otimista, do que teremos.
Num salto ornamental, chegamos à nossa paróquia e encontramos um Ceará de espírito renovado, pela invicta conquista do bicampeonato da Copa do Nordeste, depois de viver momentos de incertezas.
Guto Ferreira deu o “seu jeito” na produção do time, revitalizando o setor de ataque e estabelecendo um estilo de jogo fincado, também, na força coletiva como protagonista.
Com vistas ao Campeonato da Série A, diríamos o seguinte: na vida, quando se finaliza um projeto, fica a convicção de que o mesmo não está totalmente pronto.
Já o Fortaleza, andou deixando fugir o seu hábito de passar o trator por cima dos seus adversários, nos últimos jogos.
Aos mais apreensivos, Rogério Ceni já fez chegar um comunicado, garantindo que não vai mudar nada em seus conceitos e na forma de jogar do time.
Para não perder a viagem, estendeu a conversa solicitando a contratação de um volante e dois atacantes.
Ganhou o reforço do atacante argentino Franco Fragapane.
No Brasileirão, que só terminará em 2021, a bola começa a rolar neste sábado e, só depois de algumas rodadas, as avaliações ganharão um grau maior de garantia.
Apesar de tudo, o futebol voltou, para dar uma invertida nessa tristeza pandemônica.