Rendimentos e os gramados ruins

Legenda: O Ceará fez uma grande partida e venceu o CSA por 2 a 0 no Castelão
Foto: KID JUNIOR

Há desculpas amarelas. Aliás, nem sei porque amarelas. Que tem a ver amarelo com desculpas? Há desculpas esfarrapadas. A verdade é que os gramados ruins têm levado a culpa das apresentações ruins. Pode influenciar, mas não a ponto de justificar um time grande quebrar a bola. Pelo sim, pelo não, no Estádio Morenão, onde o gramado não é bom, o Ceará, sem jogar nada, foi eliminado. Sim, mas no gramado ruim do Estádio Canarinho em Porto Velho-RR, o Ceará, embora sem jogar bem, ganhou e eliminou da Copa do Brasil o São Raimundo. No bom gramado do Castelão, o Ceará voltou a jogar bem. Ganhou do CSA (2 x 0), mantendo ritmo forte. Reconquistou a confiança da torcida. Entretanto, nesse mesmo gramado bom, empatou com o Iguatu, resultado que teve consequência desastrosa. O Fortaleza, no bom gramado do Castelão, goleou e eliminou do Campeonato Cearense o Pacajus. Mas, no gramado ruim do Estádio Lindolfo Monteiro, o Leão jogou muito mal. Segurou o empate, mas passou por momentos de dificuldades. Correu risco de perder a partida. Até que ponto, enfim, serve de desculpa para derrotas o estado do gramado? Quero acreditar que, mais do que o estado do gramado, o que atrapalha é a soberba.  

 

Exemplo 

 

Os senhores viram o ritmo que o Ceará empregou, principalmente no primeiro tempo, na vitória sobre o CSA no Castelão? Impôs velocidade e partiu em busca do resultado favorável, Conseguiu. Por qual razão não fez o mesmo diante do Iguatu no primeiro jogo que também foi no Castelão? Só há uma explicação: soberba.  

 

Críticas 

 

No instante em que o time do Ceará se sentiu pressionado, sob críticas pesadas da mídia e da torcida, resolveu responder. E respondeu com duas vitórias. Além disso, viu seu principal rival, o Fortaleza, tropeçar em Teresina-PI. Tropeço que teve como desculpa o gramado ruim do Lindolfo Monteiro.  

 

Relativo 

 

O gramado ruim causa mais prejuízo ao time tecnicamente melhor. É verdade. As ondulações do gramado dificultam o domínio da bola e reduzem a possibilidade de um ritmo mais veloz. Mas nada disso justifica uma eliminação em dois jogos. A superioridade tem que se impor em qualquer tipo de gramado.  

 

Clássicos 

 

Finalmente o Campeonato Cearense terá dois clássicos, os únicos da competição. Daí sairá o outro finalista do certame estadual. Se o Fortaleza jogar como fez na goleada que aplicou no Pacajus, terá amplas condições de superar o Ferroviário. Se, porém, o Fortaleza atuar como o fez no empate com o Altos em Teresina, as chances corais serão boas.