Quem vai liderar o Legislativo? Conheça os nomes na corrida pela Presidência da Assembleia

Indicação vai depender de uma articulação partidária entre as maiores lideranças do grupo governista

Passadas as eleições de 2024, os bastidores da política cearense voltam-se para a definição da nova correlação de forças na ocupação de cargos estratégicos nos espaços de poder estadual e municipal. Uma das disputas em questão é pela Presidência da Assembleia Legislativa do Estado. O próximo presidente conduzirá o Legislativo pelos próximos dois anos, inclusive durante o ano de sucessão dos mandatos dele próprio e do governador Elmano de Freitas (PT). 

A composição da nova Mesa Diretora da Casa, que já está em andamento nos bastidores, tende a ficar mais clara nos próximos dias, com o avanço das negociações partidárias sobre outros cargos estratégicos que estão em aberto, como a Presidência da Câmara Municipal de Fortaleza e a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). 

Embora o momento ainda seja de muitas especulações, está claro que a escolha do novo presidente do Legislativo Estadual dependerá de um entendimento entre as principais lideranças do grupo governista: o ministro Camilo Santana, o governador Elmano de Freitas, o senador Cid Gomes e o prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão, alçado a uma posição de maior destaque político pelos recentes resultados eleitorais. 

A lógica é a seguinte: quem indicar o nome para o TCE abre espaço para que os demais façam indicações para os outros cargos. Caso a opção seja pela Assembleia, essa liderança deixará livre o caminho para a indicação nos demais espaços. 

No momento, cinco nomes são cotados para o cargo e possuem chances reais de assumir a chefia da Mesa Diretora da Casa: 

Fernando Santana (PT) 

Atual vice-presidente da Casa, Fernando Santana é próximo do ministro Camilo Santana e veio de uma disputa eleitoral em que saiu derrotado em Juazeiro do Norte. Sua possível indicação para o comando da Casa seria creditada ao ministro. 

Romeu Aldigueri (PDT) 

Atual líder do governo na Assembleia, Romeu Aldigueri aposta na indicação do governador Elmano de Freitas para ocupar o posto. O atual presidente, Evandro Leitão, foi líder do governo Camilo antes de assumir a Presidência do Legislativo. Se Aldigueri vier a ser o presidente, essa escolha representaria uma indicação do governador. 

Sérgio Aguiar (PDT) 

Deputado com cinco mandatos, Sérgio Aguiar já disputou o comando da Casa em um episódio que gerou tensão nas bases do grupo governista ainda na gestão Camilo Santana. Após ser derrotado, o parlamentar retornou à base. Seu nome é uma das preferências do senador Cid Gomes para o comando. 

Salmito Filho (PDT) 

Atual secretário de Desenvolvimento Econômico do governo Elmano, Salmito já foi presidente da Câmara Municipal de Fortaleza por duas vezes. Ele é deputado licenciado e sua indicação seria atribuída ao senador Cid Gomes, mas com o aval do governador Elmano de Freitas, de quem é auxiliar. 

Osmar Baquit (PDT) 

Um dos deputados mais experientes da atual composição, Baquit é membro da atual Mesa Diretora da Casa e também tem interesse em ocupar o comando do Legislativo. Sua possível ascensão ao comando seria fruto de um acordo entre as lideranças do grupo governista.