Latam substitui voos de Fortaleza para Miami pela rota Lisboa; entenda

Escrito por
Igor Pires producaodiario@svm.com.br
Legenda: A Latam suspenderá a rota Fortaleza–Miami a partir de 27 de outubro
Foto: Thauan_sbfz

A Latam ampliará os voos para Lisboa e os manterá, pelo menos, até março de 2026. Era o que muitos de nós, cearenses, queríamos, e a cidade merece esse incremento.

Os voos passarão de um para três semanais e serão estendidos de 27 de outubro deste ano a 26 de março de 2026, com sua rota sazonal entre Fortaleza e Lisboa, sempre às segundas, terças e quintas-feiras.

A frequência continuará sendo operado com aeronaves Boeing 787.

“Fortaleza-Lisboa é um voo que conecta o Brasil à Europa em apenas 7h30. Temos consciência da importância dessa operação para o Ceará e o Brasil. Por isso, é nosso compromisso estar sempre atentos às oportunidades para expandirmos nossa rede de forma estratégica e sustentável”, afirma Eduardo Macedo, head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil.

Veja também

A rota registra ocupação média de 82% e foi prorrogada justamente pela forte aceitação dos clientes. 

Entra Lisboa, sai Miami

Não queríamos, entretanto, que os voos entre Fortaleza e Miami fossem descontinuados, ainda que, na teoria, temporariamente. Isso porque haverá meses, como novembro e março de 2026, em que Fortaleza poderá ficar sem ligações para a cidade da Flórida.

O incremento de voos para Lisboa será possível uma vez que os voos para Miami serão descontinuados, como já mencionamos. Claramente, os voos para Lisboa têm apresentado melhores taxas de ocupação de assentos e de transporte de cargas de porão do que os de Miami.

Seria natural reduzir a oferta para Miami e incrementar os voos para Lisboa. No entanto, os voos para os EUA estão enfrentando o difícil contexto da imigração para o país. Não é só o Brasil; países europeus e até o vizinho Canadá estão diminuindo as visitas aos EUA. 

Com a decisão de priorizar a rota Fortaleza-Lisboa, a Latam suspenderá temporariamente a rota Fortaleza-Miami entre 27 de outubro de 2025 e 26 de março de 2026.

Reduções de voos aos EUA no Nordeste

Lembremos que outras companhias aéreas reduziram, este ano, voos para os EUA. Em fevereiro, a Azul retirou os voos entre Recife e Fort Lauderdale. Em maio, a Gol informou que deixará de operar voos para Miami apenas na baixa estação.

No início de julho, a Azul anunciou que retirará temporariamente os voos entre Recife e Orlando. Recife ficará sem voos para os EUA por alguns meses.

"Entre os meses de agosto e outubro de 2025, e depois entre março e outubro de 2026, a companhia tornará sua malha aérea sazonal entre Recife e Orlando."

Por fim, Fortaleza perderá os voos entre Fortaleza e Miami por quase seis meses.

*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.

Assuntos Relacionados