A companhia aérea Azul divulgou as primeiras imagens do novo avião da "Frota Mais Mágica do Mundo", inspirado na magia dos parques temáticos Disney, na Flórida. A aeronave inspirada no Pateta vai se juntar aos outros quatro aviões temáticos da Frota, estrelados por Mickey Mouse, Minnie Mouse, Pato Donald e Margarida.
O A320neo, com prefixo PR-YSR, passou por um meticuloso processo de pintura e customização na fábrica da Airbus em Toulouse, na França, para capturar a essência do Personagem. O Pateta, também conhecido pelo nome em inglês, Goofy, fez sua primeira aparição em 1932, destacando-se por seu carisma especial. Meio atrapalhado e muito engraçado, ele foi o primeiro personagem clássico a ter um longa-metragem próprio, "Pateta: O Filme", de 1995.
Em fevereiro do ano passado, a Azul já havia informado que Pateta seria o tema de sua 5ª aeronave temática.
Patrocinadores oficiais do Comitê Olímpico Brasileiro
A Azul também anunciou uma parceria com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) para ser a aérea oficial que levará os atletas brasileiros para os jogos olímpicos de Paris em julho próximo.
O anúncio oficial aconteceu na última quinta-feira (7), em um evento exclusivo no hangar da companhia em Viracopos (Campinas/SP), durante coletiva de imprensa que reuniu jornalistas e veículos especializados de todo o Brasil. Representantes da Azul, do COB e os atletas do Time Brasil, Gustavo Bala Loka (BMX), Flávia Saraiva (Ginástica Artística), Alison dos Santos (Atletismo), Letícia Oro (Atletismo) e Diana Duarte (Vôlei), além dos ex-atletas campeões olímpicos do vôlei Maurício Lima e Virna Dias, participaram da cerimônia.
Mais do que o apoio direto aos atletas, o objetivo, segundo a Azul, é que a parceria ajude a promover os Jogos Olímpicos como mais uma forma de reforçar a conexão da companhia com o Brasil e com os brasileiros, valorizando conquistas e sonhos. A ação ainda celebrou com um avião A320 Neo adesivado com os dizeres: “COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL”.
Voos do Brasil para Paris
Perguntamos à cúpula da companhia aérea se havia a previsão de que fossem aumentadas as operações do Brasil para Paris. “Sabemos que devem aumentar (Aeroporto Orly de Paris) os slots para essa época, e vamos pegar toda a capacidade que pudermos de operações para lá”, informou Abhi Shah.
Quando perguntei se haveria algum movimento do Nordeste para lá na época dos jogos, não houve resposta.
Desde abril de 2023, a Azul opera voos regulares para uma das cidades mais visitadas da Europa. Neste período, a companhia já transportou 265 mil clientes entre Brasil e França.
Com seis frequências semanais atualmente – e, a partir do final de abril, serão sete --, os voos partem do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), às 17h50, com chegada, sem escalas, ao Aeroporto de Orly às 10h20. No sentido inverso, o voo parte de Orly às 12h50, chegando em Campinas às 19h50.
A Azul tentará aumentar a capacidade de assentos entre Campinas e Paris durante os jogos Olímpicos.
Classe de assentos mais espaçosos
Uma nova classe de assentos para voos internacionais foi lançada pela companhia: a Economy Prime. A novidade aposta no custo-benefício entre as classes Economy Xtra e a tradicional Business (Executiva).
A Azul aponta como vantagens da novidade "assentos com maior espaço entre as fileiras, maior inclinação e serviço exclusivo com refeição, além de opções de entretenimento". A categoria pode ser adquirida como marcação de assento ou com pontos.
A Economy Prime será implementada em aeronaves a serem recebidas nos próximos meses. Tais aeronaves serão Airbus 330-900, que chegarão à companhia todas configuradas com classe econômica para mais de 360 assentos. Haverá, portanto, a mudança de parte dos assentos econômicos em Economy Prime.
Aguardando por esses novos A330-900, em substituição à saída do Airbus 350 e de alguns A330-200 em heavy-check (manutenção pesada-vimos um no evento), a Azul precisou descontinuar voos internacionais partindo de Belo Horizonte-Confins e Recife para os Estados Unidos.
Dessa forma, necessitando atender a passageiros de maior poder aquisitivo, a Economy Prime surge como uma classe intermediária para compensar a falta de sua classe executiva, que lhe é habitual.
“A partir de próximos meses atenderemos as cidades de Recife e Belo Horizonte com a Economy Prime, porém, daqui a um ano, já estaremos com a nossa classe executiva de volta nesses novos Airbus 330-900, compartilhou com a Coluna o diretor de Marketing e Negócios da Azul, Daniel Bicudo.