Encerrada a sexta rodada da Série A, Ceará e Fortaleza, mesmo com um jogo a menos, não estão bem na competição. Com 4 pontos após o empate contra o Flamengo, o Vovô está na zona, mas pior ainda está o Fortaleza, que perdeu para o Botafogo.
>Veja a classificação atualizada da Série A
Lanterna, com apenas 1 ponto, o Tricolor de Aço tem plenas condições de sair da situação, mas começa a 'dever', pelo menos, uma série de vitórias seguidas (2 ou 3), tendo em vista que está há 5 pontos de distância de primeiro time fora do Z-4, o Flamengo.
Fortaleza já se afasta de luta na parte de cima
Numa perspectiva de luta contra o rebaixamento, que é o que não se imagina para o Leão, a situação não é tão alarmante. Mas do ponto de vista de repetir desempenho e alcançar vaga na Libertadores, o péssimo início já pode ter impacto direto.
Na projeção feita para esta coluna, para o alcance de 54 pontos e uma vaga numa possível pré-Libertadores, a distância já é de 7 pontos, que precisariam ser obtidos contra adversários e jogos mais complicados que o previsto.
A situação do Ceará também não é boa, mas a vitória contra o Palmeiras, fora de casa, é um trunfo que valeu ao Vovô a sua colocação no momento. Mas também precisa abrir os olhos.
Veja projeção de pontos