Fechada a 4ª rodada do Brasileiro, e a situação do Ceará já começa a inspirar atenção. O time soma apenas 1 ponto em 4 partidas disputadas, ou seja, 1 em 12 pontos possíveis. (veja matéria do último jogo e classificação).
Embora a situação de pontos seja completamente administrável, com pelo menos 6 times alcançáveis (Corinthians, São Paulo, Fortaleza, Atlético/GO, Sport, Flamengo e Goiás) à conquista de uma vitória contra o Bahia, neste domingo, às 20h, o saldo de gols alvinegro já é uma marca negativa considerável e que pode impactar negativamente mais à frente. Já são -6 gols de saldo negativo registrados em apenas 4 rodadas.
A explicação é fácil: os pontos podem ser recuperados com vitórias simples, empates etc. Mas o saldo de gols não se recupera facilmente, salvo com goleadas, que, convenhamos, serão peças de raridade para o Ceará numa Série A tão difícil e equilibrada.
Também é reconhecido que o Alvinegro, para ficar na primeira divisão (dando tudo certo), necessite de cerca de 13 vitórias, das quais a maioria deverá ocorrer por 1 ou 2 gols de diferença. Ainda restarão cerca de 21 jogos em que não se somará saldo ou até mesmo se perderá saldo (nas derrotas).
É por este motivo, que mesmo nas campanhas que permaneceu ou foi rebaixado na era dos pontos corridos (2019, 2018, 2011 e 2010), em TODAS o Ceará teve saldo negativo. Confira:
Saldo de gols histórico do Ceará ao fim da Série A
-
2019: -5 gols
-
2018: -6 gols
-
2011: -17 gols
-
2010: -9 gols
CONCLUSÃO: Se o Alvinegro parte em uma Série A já com número anormal de gols tomados, é muito forte a tendência de um saldo fortemente negativo ao fim do campeonato, o que pode ser decisivo em critérios de desempate ou para que não se dependa de adversários em possíveis rodadas decisivas.
CONCLUSÃO 2: É preciso discernimento que o campeonato não se resolve em um jogo. Time não pode ser impactado psicologicamente se sair atrás do placar. Perder por 1 X 0 e 3 X 0 não é a mesma coisa.
Ouça o CearáCast sobre o jogo
Powered by RedCircle
Confira mais notícias sobre o Ceará