Um bom executivo dono de mandato popular deve cercar-se de competentes e ilibados assessores. É meio caminho andado para semear e colher os frutos de uma gestão exitosa.
Uma assessoria de má índole ou de aconselhamentos equivocados leva o governante ao fracasso.
Este nariz de cera vem a propósito de recente decisão adotada pela Prefeitura de Caucaia, que, de uma hora para outra, cancelou a anuência – concedida pela gestão anterior – à passagem da Ferrovia Transnordestina pela geografia daquele município da Região Metropolitana de Fortaleza, um dos mais populosos do Estado.
Uma fonte ligada ao Palácio da Abolição disse-me ontem que o governo do Estado se mostra preocupado com a posição assumida pelas autoridades municipais de Caucaia, uma vez que, sem a anuência da Prefeitura, os trilhos da Transnordestina não poderão chegar ao Porto do Pecém, a não ser que seja modificado o seu traçado, o que onerará em centenas de milhões de reais o já altíssimo custo de implantação desse sonhado e lentíssimo caminho de ferro.
A mesma fonte comentou que os empreendedores da Transnordestina Logística, empresa que tem a concessão para a construção e operação da ferrovia, têm, diante do imbróglio, duas alternativas:
A primeira é rejeitar a decisão e recusar qualquer negociação. Eles entendem que será muito ruim a repercussão do caso junto à opinião pública.
A segunda será acatar o que foi decidido e projetar um novo traçado, tirando aquele município do roteiro original do empreendimento. Eles consideram que cancelar a anuência foi uma decisão infeliz das autoridades de Caucaia, certamente ouvindo o que chamam de “assessoria equivocada”.
Um novo traçado significará levar os trilhos da Transnordestina até um certo ponto do, também, vizinho município de Maranguape, de onde seguiriam em direção a São Gonçalo do Amarante, algo inimaginável.
Seria uma medida extrema, algo que – segundo a fonte destas informações – “causaria prejuízos de ordem política, econômica, social e, ainda, moral à atual gestão da Prefeitura de Caucaia, e ninguém deseja isto dentro do governo ou fora dele”.
A fonte acentuou, falando pausadamente:
“É muito improvável que o cancelamento dessa anuência perdure. Vozes sensatas estão a aconselhar que ela seja revista, seja tornada sem efeito, pois será o melhor para Caucaia, para os seus governantes e para a sua população”.
Finalizando, a fonte, que tem estreita ligação com o principal gabinete do Palácio da Abolição, afirmou:
“Manter a anuência será transmitir um horrível recado para empresários nacionais e estrangeiros que desejam investir em terra ou no mar de Caucaia,e há uma fila deles com esse objetivo”.
Depois de tantos parágrafos, surge a pergunta: “Quem está prestando equivocada consultoria à Prefeitura de Caucaia?”
TRECHO DUPLICADO DA BR-222 FOI INAUGURADO
Ficou pronta e foi inaugurada ontem uma obra de infraestrutura importante para a economia do Ceará: o trecho de 17 quilômetros, totalmente duplicado, da BR-222, que liga o Anel Viário de Fortaleza até a localidade de Primavera, em Caucaia, onde se junta à CE-155, estrada estadual em fase final de duplicação que leva até o Porto do Pecém.
A duplicação da BR-222, cujo pavimento é rígido, ou seja, de concreto, foi feita pelo Governo Federal, que esteve representado, na inauguração da obra, pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.
Na duplicação da CE-155, o Governo Federal entrou com mais da metade dos recursos financeiros.
FEIRA DE FRANQUIAS NO GRAN MARQUISE
Vem aí, quinta-feira, 17, a Franchiese4u (o nome é esquisito), que se autodeclara a maior feira brasileiras de franquias. Ela será realizada no Hotel Gran Marquise das 9às 20 horas.
A entrada é gratuita, mas é necessário o horário com os executivos das marcas. Entre as marcas que participarão do evento estão a Pilão e a Kopenhagen.
No terceiro trimestre do ano passado de 202, o franchinsing movimentou mais de R$ 47 milhões e abriu mais de cinco mil novas unidades.
Para quem deseja empreender, a partir de R$ 3 mil, eis uma boa oportunidade. Os agendamentos podem ser feitos pelo site https://www.franchise4u.com.br/
SINDIPOSTOS REELEGE PRESIDENTE
Manuel Novais Neto foi reeleito presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Ceará - Sindipostos-CE. Reeleito por aclamação.
E já foi empossado para um novo mandato de quatro anos, que se encerrará em fevereiro de 2026.
MOURA DUBEUX E SUA PAIXÃO PELO VOZÃO
A Moura Dubeux, uma das maiores incorporadoras do Nordeste, anunciou ontem que patrocinará o Ceará Sporting para a temporada de 2022.
O patrocínio também beneficiará outros dois clubes nordestinos: o Bahia, de Salvador, e o Sport, do Recife.
Em mensagem a esta coluna, a Moura Dubeux diz que sua iniciativa mostra que a empresa “fala do Nordeste para o Nordeste, levando a paixão da companhia por construir para uma paixão coletiva: o futebol.”
EMBRAER ABRE VAGAS
A Embraer abriu ontem processo seletivo para 35 vagas no Programa de Especialização em Software (PES), uma iniciativa inovadora que será realizada em parceria com o Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
São elegíveis profissionais da área de exatas de todo o Brasil que sejam formados nos anos de 2016 a 2021. As inscrições estarão abertas até o dia 2 de março e podem ser realizadas pelo site: https://www.embraer.com/br/pt/pes
O programa busca acelerar a capacitação de especialistas em uma das áreas de maior crescimento no mercado de trabalho global e que queiram atuar no setor aeroespacial. Ao término da especialização, os selecionados receberão o diploma de lato sensu da universidade e a oportunidade de trabalhar na Embraer com desenvolvimento de tecnologias.
A FARRA CONTINUA; JUROS E INFLAÇÃO SOBEM
Segue o governo brasileiro gastando mais do que arrecada. Isto provoca déficit, que tem de ser financiado. E os juros desse financiamento seguem aumentando.
A taxa básica Selic, que hoje está em 10,75% ao ano, chegará ao fim deste ano à casa dos 12,25%, conforme estimou o Boletim Focus de ontem. É muito alta para os padrões europeus e norte-americanos, mas é a exigida pelos que financiam o déficit brasileiro.
A inflação, segundo o mesmo Boletim Focus, encerrará este exercício em 5,50, metade da inflação do ano passado de 2021.
E a projeção do PIB continua em ridículo 0,3%.
Esse cenário continuará sombrio até o momento em que o Congresso Nacional parar de aumentar os gastos públicos, privilegiando os que já são privilegiados nas corporações do serviço público e da área empresarial.