Inadimplência no comércio do Ceará cresce 11,6% em setembro, informa a FCDL

É o que informa a edição mais recente do Radar do Varejo Cearense, elaborado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL CE), e do SPC Brasil.

Em setembro de 2023, o número de consumidores inadimplentes no Ceará cresceu 11,6% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Apesar do crescimento expressivo, o resultado ficou abaixo do observado no mês anterior, na comparação entre agosto de 2023 e agosto de 2022, quando a variação chegou a 19,2%. 

Os dados são da edição mais recente do Radar do Varejo Cearense, elaborado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL CE) e do SPC Brasil.

A pesquisa mostrou, ainda, que o fenômeno da inadimplência tem atingido um número maior de consumidores em 2023. Entretanto, na comparação entre setembro de 2023 e o mês anterior de agosto, há um destaque: os dados mostram uma redução do número de inadimplentes na margem, com queda de 2,6% no Estado.

Essa variação ficou acima da média do Nordeste (4,1%) e da nacional (5,8%). Conforme o indicador, do total de negativados no Ceará, quase metade (47,2%) têm entre 30 a 49 anos. Seguido pela faixa-etária de 50 a 64 anos (21,1%).

O número de dívidas também foi um indicador que avançou na comparação anual e recuou na comparação mensal. O Radar do Varejo Cearense observou que o número de consumidores negativados cresceu 20,0% na comparação entre setembro deste ano e o mesmo mês de 2022.

Ainda assim, o avanço ficou abaixo do registrado no mês anterior. Na comparação entre setembro e o mês de agosto, observou-se um recuo de 1% no número de dívidas no estado.

A análise dos dados mostra o setor bancário com mais da metade (57,4%) das dívidas no Ceará. Em seguida, aparece o setor de Água e Luz, credor de 21,1% das dívidas. O percentual de consumidores negativados por contas básicas, como Água e Luz, segue acima do observado no início do ano.

Para o presidente da FCDL Ceará, Freitas Cordeiro, o comércio varejista vem apresentando uma curva ascendente constante, mas supera, em alguns indicadores, a performance nacional. 

“Essa quadra dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, a exemplo do que se observa neste ano, historicamente, vem se constituindo em um período de desempenho satisfatório. Datas como o Natal nos dão boas expectativas para o fechamento do ano, com resultados positivos”, avalia Freitas Cordeiro.

O Radar do Varejo Cearense é uma publicação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará que reúne os principais dados da economia estadual. A ideia, conforme explica Freitas Cordeiro, é reunir e analisar indicadores relevantes para que empresários do setor varejista possam balizar suas ações embasadas em fontes dignas de credibilidade. Para conferir esta edição, é só acessar o site: fcdlce.org.br