Evangelho de hoje, 5ª feira, dia 15/02/2024 (Lc 9, 2225)

Jesus disse a todos: 'Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me'

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos:  'O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia.'  Depois Jesus disse a todos: 'Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?  

Reflexão - Jesus nos propõe a Cruz como exercício de liberdade!

O seguimento de Jesus implica na renúncia total da nossa vontade humana que nos leva a desejar conseguir tudo com facilidade e sem muito esforço. Jesus nos propõe a Cruz como exercício para nos livrar de nós mesmos, da nossa vontade fraca, da nossa acomodação e assim nos deixarmos ser entregues à vontade do Pai que para nós é a felicidade suprema. Ele veio ao mundo com uma missão definida e concretizou-a assumindo a Cruz a fim de que nós pudéssemos também imitá-Lo nos desafios da nossa vida. Por isso, antes de nos fazer a proposta para que O sigamos Jesus nos fala do que Ele próprio teve que passar: sofrimento, rejeição, morte, mas afinal no terceiro dia, a ressurreição. A ressurreição de Jesus é, para nós, no entanto, a maior mensagem de esperança, pois sabemos que se Deus o ressuscitou no terceiro dia depois da Sua Paixão e Morte, também nos ressuscitará depois que passarmos pela cruz e pela morte, para uma vida de glória. Precisamos, portanto, fixar os nossos olhos no amanhã que virá e não somente no hoje que nós estamos enfrentando. A Palavra de Deus se realiza na medida em que nós a assumimos. Por isso, se Jesus nos manda tomar a Cruz e segui-Lo, nós não podemos continuar tentando ganhar o mundo inteiro apegados ao que temos e a quem somos e caminhar para a perdição. -  A quem você tem seguido? -  O que você precisa renunciar para seguir a Jesus?  -  Você tem assumido a sua Cruz?  - Essa Cruz pode ser você mesma, que não se aceita  queria ser uma pessoa  diferente?

Helena Colares Serpa – Comunidade Católica Missionária Mariana UM NOVO CAMINHO