Enel acelera projeto da LT que mudará economia de Morada Nova

Linha de Transmissão terá 60 Km de extensão e absorverá investimento de R$ 33 milhões para garantir energia elétrica a uma área rica em solo e com potencial industrial, agroindustrial e comercial

Márcia Sandra Roque Vieira, presidente da Enel Distribuição Ceará, disse hoje à coluna que sua empresa está acelerando as providências para dar início às obras de construção da Linha de Transmissão (LT) de energia elétrica da Subestação de Cristais, na Região Metropolitana de Fortaleza, até um ponto da zona rural do município de Morada Nova, no Sertão Central do estado.

Ontem, a engenheira Márcia Sandra reuniu-se com representantes da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e com empresários da agropecuária, aos quais transmitiu as providências que vêm tomadas para o início da execução do empreendimento.

Esse projeto, que recebeu o selo de prioridade do governo estadual, livrará, literalmente, do apagão uma região rica em solo e com potencial para o desenvolvimento de projetos agropecuários, incluindo os de irrigação. 

Segundo a presidente da Enel e conforme informações que esta coluna apurou junto a fontes da  SDE, a nova LT terá uma extensão de 60 quilômetros e suas obras deverão estar concluídas no prazo de um ano. 

A área a ser beneficiada pela LT tem, na opinião do secretário Executivo do Agronegócio da SDE, “alto potencial agrícola, agroindustrial, industrial e comercial, dispondo de solos ricos e de boa rede de estradas vicinais, mas tudo isso, hoje, ainda é só um vazio de oportunidades”.

O projeto a ser executado pela Enel, por meio de uma empreiteira credenciada, inclui a instalação de uma LT e a construção de uma subestação abaixadora que viabilizarão vários empreendimentos agroindustriais na região, dentro da qual está o distrito de Aruaru, que já foi um grande polo moveleiro do Ceará.
 
Para a construção da LT, o governo do Ceará liberou R$ 33 milhões de um fundo especial administrado pela própria Enel, que, vale repetir, será responsável pela execução dos serviços.