Os motivos de Rogério Ceni aceitar o desafio de treinar o Flamengo e sair do Fortaleza

Confira análise de André Almeida

Legenda: Ceni deve assinar com o Flamengo nesta terça-feira (10), após deixar o Fortaleza
Foto: Kid Junior

Com a saída de Domènec Torrent do Flamengo, Rogério Ceni, treinador do Fortaleza, passou a ser o alvo principal da diretoria Rubro-Negra, que conseguiu um aceite do técnico, que já se despediu do Tricolor e teve saída anunciada pelo clube leonino.

Sede por títulos

O que mais move Ceni em sua carreira é a sede por vitórias e títulos. O Flamengo é, indiscutivelmente, uma equipe que briga para ser campeão em todos os torneios que entra. Inclusive, tem três possibilidades reais de títulos ainda nesta temporada: Campeonato Brasileiro (está atualmente na 3ª colocação), Libertadores (está nas oitavas de final) e Copa do Brasil (está nas quartas de final).

Time irrecusável

Independente do momento, uma possível ida ao time Rubro-Negro é encarada como oportunidade difícil de recusar. O Flamengo é, hoje, visto por praticamente todos os treinadores como o único time irrecusável do futebol brasileiro. É o clube capaz de fazer Rogério ficar balançado, mesmo estando consolidado, feliz e vivendo ótimo momento com o Fortaleza, onde comanda um projeto que já tem praticamente três anos de continuidade - com exceção dos 46 dias no Cruzeiro.

Plantel forte

Isso ocorre por conta do elenco carioca, que é um dos (se duvidar o principal) mais fortes do Brasil, com jogadores extremamente talentosos. É um grupo visto por Ceni como capaz de vencer tudo que disputa. O meia Gerson, por exemplo, é um dos que conta com grande admiração do ex-goleiro, mas há vários outros.

Estrutura

Além disso, a estrutura é um grande argumento do time carioca. Se o Fortaleza ainda passa por um processo de estruturação e crescimento em diversos setores, o Flamengo está com "tudo pronto" em diversas áreas, não havendo preocupações com extracampo.

Vocação ofensiva

O DNA ofensivo é algo que também "casa" nesta possível relação. O Flamengo busca um treinador com vocação ofensiva, algo que Rogério Ceni é notadamente. Isso o deixaria à vontade para implementar sua filosofia sem preocupações externas. Se foi capaz de fazer isso com o Fortaleza, que tem elenco mais limitado, é grande a confiança de que possa fazer o mesmo no time carioca.

Leia mais

Veja também

Ouça o podcast 'FortalezaCast'