Arquitetura de interiores inteligente transforma seu apartamento pequeno em confortável e acolhedor

Veja inspiração em 64 m² de integração, design e conforto

Legenda: Uso da mesma paleta de cores, tons sóbrios e amadeirados, auxilia na composição
Foto: Guilherme Pucci

Integrar os espaços é uma das soluções para otimizar cada metro quadrado de um apê pequeno. Para além disso, é importante que os espaços também sejam multifuncionais, como nessa inspiração em que o quarto de hóspedes também é home office e a varanda recebeu mesa para as refeições.

Veja também

O projeto é do arquiteto Pietro Terlizzi que integrou cozinha com a sala de TV e o living. Para delimitar esse espaço entre os ambientes, uma bancada em mármore foi instalada e cumpre o papel com muito charme. Destaque para os armários com portas largas na cozinha e gavetões com puxadores embutidos. Aqui, a marcenaria planejada é uma grande aliada.

Olha a quinta parede aí

Legenda: A quinta parede em destaque com madeira cumaru
Foto: Guilherme Pucci

Lembram da quinta parede? Olha ela aí também em destaque com madeira cumaru. Esse efeito decorativo no teto é uma estratégia para criar uma unidade nos ambientes reforçando a integração. O amadeirado também tem o poder de promover a sensação de acolhimento nos espaços.

Ambientes multifuncionais

Sala de jantar? Aqui podemos chamar de varanda de refeições. A mesa foi posicionada no ambiente de forma intencional, pois deixou um maior espaço de circulação no living e deu nova funcionalidade para a varanda.

Legenda: A varanda de refeições
Foto: Guilherme Pucci

Tem também uma área de bar nesse mesmo ambiente, além de um banco estendido que percorre quase que toda a extensão do ambiente, aumentando a oportunidade de assentos.

É preciso ainda mais criatividade quando se trata de ambientes com metragem reduzida, pois cada centímetro importa e as escolhas refletem no bem-estar do morador. Nesse projeto, o arquiteto se preocupou em explorar todos os espaços.

Legenda: Aqui, a surpresa foi a não-retirada da esquadria entre living e varanda
Foto: Guilherme Pucci

A surpresa foi a não retirada da esquadria entre living e varanda, mas o motivo é nobre, pois a peça tem função acústica e ajuda na redução dos ruídos externos.

O segundo quarto do apartamento é três em um: home office todo equipado para trabalho, também é feito para momentos de descanso do morador e, com sofá-cama, recebe confortavelmente os hóspedes. Uau!

Legenda: No mesmo quarto, três ambientes em um
Foto: Guilherme Pucci

Para finalizar, outra estratégia que criou a sensação de unidade e integração no apê como um todo foi o uso da mesma paleta de cores: tons sóbrios e amadeirados passeiam por todos os ambientes da residência.

Bonito de se ver, de receber, de morar e viver. Te inspirou por aí? 



Assuntos Relacionados