Uber pagará indenização de R$ 892,26 milhões a taxistas na Austrália

O acordo é referente a compensação pelas perdas sofridas pela categoria depois que a empresa entrou no país em 2012

Escrito por Redação ,
Uber
Legenda: Taxistas da Austrália vão receber 179 milhões de dólares australianos em indenização em processo contra Uber
Foto: Shutterstock

A Uber pagará quase 272 milhões de dólares australianos (R$ 892,26 milhões) a mais de 8 mil taxistas e motoristas de carros alugados na Austrália em compensação pelas perdas sofridas depois que a empresa entrou no país em 2012. As informações são da CNN Brasil

O acordo é o quinto maior da história da Austrália, de acordo com Maurice Blackburn Lawyers, escritório de advocacia que abriu a ação coletiva em 2019.

Em comunicado, a Uber confirmou que havia chegado a um acordo preliminar, mas não comentou os detalhes da proposta.

"Este caso teve sucesso onde outros falharam", disse Maurice Blackburn na sua página no Facebook. "Estamos orgulhosos de que milhares de pessoas confiaram em nós para alcançar este resultado e responsabilizar a Uber", completou. 

Veja também

Desde o seu lançamento em 2009, a Uber tem enfrentado litígios em série em todo o mundo, incluindo por parte de passageiros, governos e os seus próprios motoristas.

A empresa afirma ter feito "contribuições significativas para vários esquemas estaduais de compensação de táxis" na Austrália desde 2018.

Operação ilegal

O processo na Austrália alegou que a Uber operou ilegalmente em quatro dos seis estados do país, usando veículos e motoristas sem as licenças e credenciamentos necessários.

"Isso causou perda de renda para motoristas e operadores de táxi autorizados e locadores de automóveis, [o que] também resultou numa queda no valor das licenças de táxi”, disse Elizabeth O’Shea, principal advogada de ações coletivas da Maurice Blackburn, em um vídeo publicado no site da empresa.

"A lei então mudou nesses estados para tornar os negócios do Uber legais no futuro", acrescentou ela.

Em um comunicado publicado no seu site, a Uber Austrália disse que as regulamentações para o compartilhamento de viagens não existiam em nenhum lugar do mundo quando foi lançada, há mais de uma década.

"Hoje é diferente e a Uber é regulamentada em todos os estados e territórios da Austrália, e os governos nos reconhecem como uma parte importante do mix de transportes do país", acrescentou a empresa.

"Com o acordo proposto hoje, colocamos estas questões herdadas firmemente no nosso passado", diz o comunicado. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados