Touro de Ouro da B3 em São Paulo deve ser removido e multado, define comissão municipal

Monumento teria infringido a Lei Cidade Limpa, conforme avaliação Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU),

Escrito por Redação ,
Touro do Ouro no centro de são paulo
Legenda: Touro tem 5,10 metros de comprimento, três de altura e dois de largura
Foto: Divulgação/B3

A escultura 'Touro de Ouro', instalada em uma parceria da Bolsa de Valores (B3) de São Paulo no centro histórico da capital paulista, deve ser retirada do local e multada. A definição foi dada pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), órgão da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL). 

Veja também

Conforme o colegiado, a instalação da obra não teve licença urbanística e, portanto, infringiu os artigos 39 e 40 da Lei Cidade Limpa. As informações são do g1. 

A multa, segundo o CPPU, deve ser definida pela Subprefeitura da Sé, responsável pelo local onde o touro está instalado. 

Peça publicitária 

Ainda conforme a Comissão, a remoção do Touro de Ouro é necessária pois ela possui elementos de peça publicitária, fazendo propaganda de uma das empresas patrocinadoras do monumento. 

A marca da empresa "Vai Tourinho", pertencente ao economista Pablo Spyer, aém de logo da XP investimentos, estão inscritas na placa que fica no pé da estátua.  Foram cinco votos favoráveis à retirada, contra quatro contrários e uma abstenção. 

Comissão  

O órgão municipal é apenas consultivo e não tem poder de aplicar sanções diretamente, mas, em deliberação, os conselheiros avaliaram inserção irregular na paisagem urbana de São Paulo e, portanto, decidiram pela necessidade da aplicação de sanções. 

O g1 SP procurou a B3 e as empresas patrocinadoras do Touro de Ouro nesta terça-feira (23), mas não houve resposta.

A presidente do CPPU, Regina Monteiro, avaliou que é "inequívoco" que houve infração à Lei Cidade Limpa", "quando a obra foi instalada sem o aval inicial da CPPU, uma vez que a própria Subprefeitura da Sé pede essa aprovação". 

"Mais do que nunca, todo mundo vai aprender. A cidade não tem leis demais, como o prefeito falou. A gente é muito claro. Mas a gente vai se aproximar das subprefeituras para mostrar que qualquer elemento colocado na paisagem da cidade tem que passar pela CPPU”, pontuou.

Touro de Ouro 

O Touro de Ouro foi inaugurado no dia 16 de novembro, como forma de simbolizar a força do mercado brasileiro e do País 

Obra assinada pelo artista plástico e arquiteto Rafael Brancatelli é aberta ao público e foi instalada na rua XV de Novembro, no centro histórico.

Com 5,10 metros de comprimento, três de altura e dois de largura, o Touro de Ouro foi construído sobre uma estrutura metálica tubular com multicamadas de fibra de vidro de alta densidade e pintura de alta temperatura anticorrosiva.

 
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados