Ramal do VLT no Aeroporto de Fortaleza receberá até 38 mil passageiros por dia, diz secretário

Equipamento está previsto para operar até a partir do primeiro semestre de 2022

Escrito por Redação ,
Legenda: Estações vão conectar Aeroporto à orla marítima de Fortaleza
Foto: Divulgação/Seinfra

O secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, informou que o ramal de acesso que conecta o Aeroporto de Fortaleza ao VLT Parangaba-Mucuripe ficará pronto até o primeiro semestre do próximo ano. Quando estiver em operação, deverá receber de 36 a 38 mil passageiros por dia. 

A ordem de serviço para a obra ocorreu na manhã desta quinta-feira (11), em Fortaleza. 

Veja também

"O projeto é para transportar, diariamente, de 36 a 38 mil pessoas. Naturalmente, que, de saída, não vai transportar tanta gente", ponderou o titular da Seinfra. 

Legenda: Governador Camilo Santana assinou ordem de serviço para a obra
Foto: Thiago Gadelha/SVM

A pasta havia divulgado, na segunda-feira (8), imagens de como deve ficar o equipamento. Três estações de embarque e desembarque devem ser construídas até 2022. 

Legenda: Obras devem ser concluídas até 2022
Foto: Divulgação/Seinfra

O secretário informou que abrirá, ainda, a licitação para a aquisição de três veículos leve sobre trilhos (VLT)  para operação. 

Legenda: Projeto vai interligar VLT no Aeroporto de Fortaleza
Foto: Divulgação/Seinfra

Inauguração

A previsão é que a obra seja concluída até o primeiro semestre, conforme o secretário Lúcio. No entanto, explicou, as primeiras etapas após a entrega serão de testes. 

Haverá a circulação sem passageiros em caráter experimental, seguida da assistida. Nesta segunda fase, as pessoas serão transportadas gratuitamente para os testes finais. 

obra
Legenda: Obras da construção pesada sofrem com elevação do diesel
Foto: Thiago Gadelha/SVM

Estrutura do ramal 

As novas estações serão implantadas em uma praça que deve ser construída na Av. dos Expedicionários, e a outra, localizada em frente ao Aeroporto. A previsão do projeto é que o Ramal seja composto por 2,4 quilômetros de extensão, sendo 0,9 km em elevado. 

Além disso, será construída uma nova estação, a 11ª do VLT Parangaba-Mucuripe, e ficará entre as estações Montese e Vila União, já existentes. 

Já a Estação Aeroporto, que será elevada, se localizará na Av. Senador Carlos Jereissati, se interligando à passarela já existente sobre a via, com acesso por meio de escadas fixas, rampas e elevador.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados