Petrobras define José Mauro Coelho como presidente; posse acontece hoje

O novo presidente foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia

Escrito por Redação ,
Legenda: Nome foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Após ser aprovado para integrar o Conselho da Administração da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho foi eleito como novo presidente da estatal nesta quinta-feira (14). A posse de Coelho acontece hoje. 

José Mauro Coelho foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia e seu nome foi indicado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para substituir o general Joaquim Silva e Luna.

Veja também

A assembleia geral de acionistas da Petrobras confirmou ontem (13) o nome de Ferreira Coelho para o Conselho da Administração da estatal.

Desde 2020 ele preside o Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A (PPSA). 

Além disso, Coelho é formado Química Industrial, com especialização em Ciências dos Materiais, tem mestrado em Engenharia dos Materiais e doutorado em Planejamento Energético.

Demissão e desistência 

Após a demissão do ex-presidente Joaquim Silva e Luna, o economista Adriano Pires havia sido indicado para assumir a presidência da Petrobras, mas desistiu do cargo por 'conflito de interesse'. 

Como sócio-fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (Cbie), Pires tem contratos de longo prazo com petroleiras e empresas de gás, como a Cosan. Ele teria que abrir mão dos negócios. Segundo fontes, Pires achou que daria simplesmente para passar para o filho, o que não é permitido pelas regras de governança da estatal.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados