Mais de 110 estabelecimentos são fechados na Capital nesta semana

Lojas estavam descumprindo normas do decreto de isolamento social

Escrito por Redação ,
fotografia de agentes da agefis fiscalização comércio
Legenda: De segunda a sexta-feira, o comércio de rua deve atuar somente de 10h às 16h

Desde o início da fase 1 do Plano Estadual de retomada das atividades econômicas na Capital, na segunda-feira (8), 110 estabelecimentos foram fechados pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) por descumprirem normas do decreto de isolamento social, principalmente, devido ao funcionamento em horário não permitido - antes das 10h ou após às 16h para o comércio.

Veja também

Somente ontem (11), 41 estabelecimentos no Centro da cidade foram fechados por estarem funcionando fora do horário permitido. Ainda nesta área, 87 ambulantes foram abordados para desocuparem praças e calçadas.

As equipes também atuaram na dispersão de aglomeração em feira de rua no Mucuripe e abordaram cerca de 180 pessoas na Av. Beira-Mar, entre o Mercado do Peixes e a Praia de Iracema, com a entrega de máscaras, panfletos educativos e higienização de mãos com álcool em gel 70%. As grades permanecem instaladas no calçadão para evitar a circulação de pessoas durante o isolamento social e desestimular a prática de atividades físicas na área.

Shoppings

Na última terça-feira (9), a Agefis atuou em cinco shoppings da cidade para verificar o cumprimento das medidas preventivas, abordando as gerências dos centros comercias para reforçar a necessidade de se respeitar o limite de 30% da capacidade de consumidores; disponibilizar opções de higieni-zação da mãos, aferição de temperatura, sinalização e outras providências protetivas.

Na última quarta-feira (10), o Estado apresentou novas recomendações de procedimentos a serem seguidos pelos shoppings, como o uso de tickets descartáveis para o pagamento do estacionamento.

"Reforçar a higienização nas cancelas, nos equipamentos de entrada dos veículos e todos os periféricos de uso comum. É recomendada a imple-mentação de acessos aos estacionamentos com sensor de aproximação para que não seja preciso apertar botões para retirar tickets, que devem ser preferencialmente do tipo descartável", diz o decreto.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados