INSS alerta sobre novo perfil falso se passando pelo governo para aplicar golpes em beneficiários

A conta @assistencia_inss, no Instagram, foi denunciada por usar de forma indevida o nome, a identidade visual e informações do INSS

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
montagem de imagens mostra o perfil verdadeiro do INSS e um perfil falso usado para aplicar golpes
Legenda: O perfil falso promete descontos de mensalidades associativas e a liberação de reembolso de descontos indevidos
Foto: Reprodução

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez uma publicação, nesta quarta-feira (14), alertando os beneficiários sobre mais um perfil falso que está se passando pela instituição para aplicar golpes.

Na ocasião, a conta @assistencia_inss, na rede social Instagram, foi denunciada por usar de forma indevida o nome, a identidade visual e informações do INSS. O perfil falso promete descontos de mensalidades associativas e a liberação de reembolso de descontos indevidos.

Conforme o governo, essa conta falsa tenta atrair os usuários por meio de postagens espelhadas dos canais oficiais do INSS, que sugerem facilidades para resolver pendências ou acelerar a liberação de valores referentes aos descontos associativos, para a aplicação de golpes.

print de perfil falso que está se passando pelo INSS para aplicar golpes
Legenda: Perfil @assistencia_inss, no Instagram, faz postagens espelhadas dos canais oficiais do INSS
Foto: Reprodução

"O problema começa quando, ao clicar nos links ou iniciar uma conversa direta, o cidadão é induzido a fornecer dados sensíveis, como CPF, número do benefício, comprovante de residência e até fotos de documentos. Em muitos casos, esses dados são usados para acessar indevidamente contas vinculadas ao INSS ou até contratar empréstimos consignados em nome das vítimas", detalha o órgão.

O INSS alerta ainda que os beneficiários desconfiem de mensagens com promessas fáceis. Em caso de dúvidas, a orientação é buscar informações apenas pelos canais do INSS ou demais páginas oficiais do governo.

Veja também

Alerta

O órgão esclarece que não realiza atendimento por meio de redes sociais como Instagram, Facebook ou WhatsApp, e não solicita o envio de documentos pessoais, fotos, senhas ou dados bancários por estes canais de comunicação.

A recomendação é que todos os serviços e informações sobre benefícios devem ser acessados apenas pelos canais oficiais, como o site o gov.br/meuinss, o aplicativo Meu INSS ou o telefone 135.

"O INSS reitera que apenas os canais oficiais devem ser utilizados para qualquer solicitação, e que o uso indevido de sua marca e identidade visual é crime, passível de punição. O Instituto tem atuado para derrubar páginas e perfis falsos na internet, para assim evitar a ação dos criminosos. A colaboração da sociedade é fundamental para combater esse tipo de golpe, por isso pedimos que denunciem páginas como essas", reitera o governo.

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Assuntos Relacionados