Ganhador do Nobel de Economia elogia Pix e diz que tarifas de Trump não terão sucesso

Paul Krugman disse que o governo dos Estados Unidos está refém de empresas privadas.

Escrito por Redação producaodiario@svm.com.br
20 de Julho de 2026 - 14:20
capa da noticia
Legenda: Economista acredita que, politicamente, a medida tende a fortalecer o presidente Lula (PT).
Foto: PANAYIOTIS TZAMAROS / NURPHOTO / NURPHOTO VIA AFP.

O economista Paul Krugman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia de 2008, publicou um artigo nesta segunda-feira (20) em que destaca a popularidade do Pix e critica as tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos aos produtos brasileiros.

Segundo ele, o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos tornou-se amplamente utilizado por oferecer transações gratuitas para pessoas físicas e de baixo custo para empresas.

Por isso, a investigação norte-americana sobre supostas práticas comerciais brasileiras consideradas desleais não faria sentido.

"Por que seria desleal um país oferecer aos próprios cidadãos uma forma melhor de fazer pagamentos?", questionou.

Krugan ainda argumentou que os Estados Unidos têm condições de criar um modelo de pagamento similar ao Pix, mas não o fazem por pressão de empresas como Visa e Mastercard, além do setor de criptomoedas.

Para o economista, a reação do governo americano reflete, em parte, a perda de espaço de empresas privadas diante de um sistema público considerado mais eficiente.

"Desde quando é uma prática desleal uma empresa perder mercado para um concorrente que oferece um produto melhor e mais barato?", complementou.

Predominância do dólar pode estar ameaçada

Durante o artigo, Paul Krugman descreve como o Pix aumentou a concorrência no mercado de pagamentos e que alternativas similares a ele podem desafiar o domínio internacional do dólar.

Ele cita os planos do Banco Central Europeu (BCE) de criar, até 2029, um "euro digital", o que possibilitaria a implementação de transações internacionais na moeda europeia em vez da norte-americana.

"A verdadeira preocupação deles é que ela funcione bem demais", escreveu o economista ao comentar a oposição dos Estados Unidos à criação de um dólar digital.

Krugman ainda criou um paralelo com a insatisfação do governo norte-americano com o Pix e a política energética do governo que, segundo ele, "trava uma guerra contra o futuro".

"Esta administração é hostil ao progresso sempre que esse progresso contraria os interesses e a ideologia dos oligarcas que despejaram dinheiro nas campanhas e nos bolsos de Trump", disse.

Tarifas não terão sucesso, diz Krugman

Por fim, o economista define que as tarifas dificilmente atingirão seu objetivo e afirma que, politicamente, a medida tende a fortalecer o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O texto ainda salienta que a Casa Branca terá alcance limitado para elevar tarifas sobre produtos como café, suco de laranja e carne bovina, devido ao risco de pressionar preços nos EUA.

Ao fim do artigo, Krugman volta a criticar a gestão Trump ao dizer que "uma coisa que sabemos sobre Trump é que ele nunca admite quando as guerras que escolhe travar fracassam".

Assuntos Relacionados