Fechamento do Beach Park após problemas com Enel preocupa setor turístico no Ceará

Parque aquático deixou de funcionar nesta sexta-feira (5) por falta de energia e deve retomar a operação no sábado (6)

Escrito por
(Atualizado às 10:51, em 21 de Maio de 2024)
foto do letreiro do beach park
Legenda: Beach park precisou interromper funcionamento nesta sexta-feira (5) por falha no abastecimento de energia
Foto: Divulgação

O não funcionamento do parque aquático do Beach Park, localizado em Aquiraz, nesta sexta-feira (5), por problemas no abastecimento de energia pela Enel Ceará, preocupa os setores turísticos do Ceará. Uma das principais atrações do litoral cearense, o equipamento deixou de receber pelo menos 2 mil pessoas. A operação deve voltar à normalidade no sábado (6). 

Caso a suspenção repercuta nacionalmente, pode haver impactos negativos para a imagem do Ceará, segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado (ABIH-CE), Régis Medeiros

Regis aponta que a rede hoteleira é bastante afetada pelas constantes oscilações de energia. Se as falhas ocorrerem em feriados e épocas festivas, podem transformar a expectativa de lucro em grande prejuízo. “Se o hóspede vai embora porque passou calor, o hotel obrigatoriamente tem que devolver a diária, porque não está entregando o que foi prometido”, afirma.

Segundo o presidente da ABIH, os hotéis e pousadas de pequeno e médio porte são os mais atingidos, pois geralmente não contam com apoio de geradores para garantir a autossuficiência elétrica.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Ceará (Abrasel-CE) reitera que o desabastecimento de energia atinge em maior dimensão os pequenos estabelecimentos. O presidente da associação, Taiene Righetto, relembra que o período do Carnaval foi de grande dificuldade para negócios em todo o Estado. 

“Os primeiros a sentirem são restaurantes e bares, porque tudo é perecível, se perde rapidamente. Uma hora é suficiente para perder toda a mercadoria, os prejuízos são incalculáveis, de equipamento, matéria-prima, mão de obra parada”, afirma. 

Taiene, que descreve a situação como um 'colapso' do sistema de energia do Estado, afirma que pelo menos 40% dos estabelecimentos do Estado são afetados pela inconstância no abastecimento.

Em relação ao Beach Park, Taiene ressalta que a falha é ainda mais prejudicial por ocorrer próximo ao fim de semana e que o equipamento recebe muitos turistas de outros estados, que pagam ingressos carros. 

A Enel Distribuição Ceará afirmou que a rede elétrica vem sendo impactada, desde o início do ano, por chuvas intensas, ventos fortes e descargas atmosféricas. A empresa informa que mantém contato com representantes dos setores e está aberta ao diálogo. 

Veja também

“A empresa esclarece que tem atuado em planos de ações mais robustos e estruturados para os feriados e datas comemorativas, aumentando o contingente de equipes em áreas estratégicas do Ceará, com o intuito de agilizar os trabalhos e diminuir o impacto a todos os clientes”, diz a Enel em comunicado. 

O Diário do Nordeste questionou à Secretaria do Turismo do Ceará sobre os impactos do desabastecimento de energia para a atividade turística do Estado, mas não obteve retorno da pasta. 

SUSPENSÃO DE ATIVIDADES DO BEACH PARK NESTA SEXTA-FEIRA (5)

O Beack Park divulgou que suspendeu o serviço do Aqua Park devido às frequentes interrupções do fornecimento de energia na região pela Enel, que danificaram significativamente as instalações dos parques. O parque deve voltar ao funcionamento normal no sábado (6). 

A Enel informou que “uma falha causou o desligamento do fornecimento de energia no parque aquático” e que mobilizou engenheiros e executivos até o local para verificar as instalações e normalizar o serviço. O Beach Park deixou de receber entre 2 e 3 mil pessoas nesta sexta-feira devido ao problema elétrico. 

Em entrevista ao Diário do Nordeste, o CEO do Beach Park, Murilo Pascoal, ressaltou que o parque tem geradores para garantir a operação, mas que os equipamentos foram danificados pelos problemas recorrentes no abastecimento de energia.

A empresa ainda não consegue medir o prejuízo causado pelo fechamento nesta sexta-feira (5), já que ainda estão sendo analisados os danos à infraestrutura elétrica do parque.

“É uma situação geral, de oscilação de energia constante, que vai prejudicando os equipamentos ao longo do tempo. [...] Tem impacto na imagem do parque. A expectativa é que a Enel melhore o serviço e isso não aconteça mais”, comenta Murilo Pascoal. 

Moradores de Aquiraz realizaram um protesto, em 16 de março, para reivindicar melhorias na rede elétrica da região. Os moradores reuniram mais de mil assinaturas num abaixo assinado pedindo uma solução das falhas constantes. 

Reagendamento de ingressos

Os clientes com ingressos agendados para hoje poderão fazer a remarcação sem custos através dos seguintes canais: 

  • Por telefone, através do (85) 4012.3030. 
  • Por WhatsApp, através do +55 85 98171-7021. 
  • Por e-mail: remarcacao@beachpark.com.br 

Os clientes que adquiriram ingressos pelo nosso site poderão fazer a remarcação através do próprio site: ingresso.beachpark.com.br 

Newsletter

Escolha suas newsletters favoritas e mantenha-se informado
Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados