Aplicativo do BB deve alcançar 15 mi de clientes
Hoje, 11 milhões de pessoas usam o canal. Transações pelo celular representam mais de 40% do total da empresa
No Banco do Brasil (BB), as transações realizadas em canais de atendimento físicos estão em forte redução. O aplicativo da companhia já ultrapassou a marca de 11 milhões de usuários. As operações realizadas por mobile banking representam mais de 40% do total da companhia. A expectativa é que o número de clientes que utilizam a ferramenta chegue a 15 milhões até dezembro deste ano.
LEIA MAIS
.Banco digital revoluciona serviços, amplia atendimento e comodidade
.Serviço ágil alavanca plataforma do Original
.Loteria digital está nos planos da Caixa Econômica
.Modernização das operações deve ser prioridade
.Categoria busca manter empregos
.Bradesco tem 20 mi de transações/dia
.Acessos a canais digitais do Santander aumentam 42%
.Itaú: mais funções para facilitar o uso
A empresa também tem acelerado a ampliação do modelo digital na Rede de Agências, a exemplo da Rede de Escritórios Digitais e da Rede Estilo Digital. Segundo o banco, o Ceará conta com três agências estilo e dois escritórios digitais.
Para 2017, está prevista a inauguração de mais uma agência estilo e quatro escritórios digitais, sendo três para clientes pessoa física e um para clientes micro e pequena empresa.
As novas unidades fornecem atendimento em horário estendido, das 8h às 22h, e possibilidade de interações entre gerente e cliente por meio de soluções digitais, como e-mail, videoconferência e chat online e a ferramenta "Fale com seu Gerente", similar ao WhatsApp.
'Ceará alinhado'
"O Ceará está alinhado às grandes mudanças que estão ocorrendo no sistema financeiro brasileiro. Em algumas operações, como aquelas ligadas ao mercado imobiliário, está à frente da média nacional", informa o superintendente estadual do Banco do Brasil no Ceará, Castro Júnior, observando que, na última década, os principais investimentos da empresa foram em tecnologia da informação. "Além de focar na comodidade dos clientes, o banco também trabalha para zerar os riscos (de fraudes) nas transações", acrescenta.
A instituição ressalta que seus funcionários participaram ativamente dessa estratégia de inovação com propostas de soluções criativas para produtos e serviços. As ideias passam por áreas como crédito imobiliário, capitalização, investimentos, educação financeira e seguridade.
Por meio do aplicativo do Banco do Brasil, é possível fazer desde pagamento de boletos, transferências, consulta sobre câmbio e depósito de cheques, até operações mais complexas, incluindo contratação de empréstimos, financiamento de veículos e de operações rurais.
Entre as principais inovações da empresa, está a conta 100% digital, aberta instantaneamente pelo celular. Oferecida a pessoas físicas que não possuem contas ativas no banco e com idade igual ou superior a 18 anos, a conta permite movimentação mensal de até R$ 5 mil e dá direito ao cartão de débito Elo. São oferecidas duas opções de franquia de serviços: Conta Fácil Gratuita, sem cobrança de tarifas, e Conta Fácil Bônus, que permite maior número de saques e extratos mensais. A opção prevê tarifa de R$ 9,90 por mês, que podem ser convertidos em bônus para celulares pré-pagos.
Senha pelo celular
Outra novidade é a emissão de senha pelo celular para atendimento presencial nas agências. O cliente recebe a estimativa para o atendimento na agência que preferir. As senhas entram em uma fila virtual, e o cliente faz o check-in quando chegar à unidade do banco. Caso ele se esqueça de validar a senha ao chegar à agência, o sistema realiza o procedimento automaticamente no horário previsto.
Há, ainda, soluções que permitem a realização de pagamentos sem necessidade do cartão plástico ou uso de dinheiro em espécie. A recente parceria entre Banco do Brasil e Uber é um exemplo dessa solução que possibilita o pagamento da viagem na função débito.
Os usuários também podem efetuar saques em terminais de autoatendimento sem precisar utilizar cartões, por meio de código numérico (token) gerado no canal mobile banking. (RS)
Protagonistas
Clientes relatam benefícios das ferramentas
O empresário Paulo Oliveira, 26 anos, não lembra quando foi a última vez que foi a uma agência. Só vai quando precisa fazer depósito ou assinar algum documento específico. Ele defende que os aplicativos bancários aprimoram a experiência do consumidor com a empresa.
Paulo Vieira
Empresário, cliente do Bradesco
O advogado William Lessa, 25 anos, diz que usa o aplicativo do banco para consultar saldos e extratos, fazer transferências e pagamentos. Recentemente, ele teve que esperar 1h30 numa agência para pagar uma multa. Por isso, torce para que os serviços digitais sejam ampliados.
William Lessa
Advogado, cliente do Itaú
A advogada Valéria Carvalho, 50 anos, se preocupava com os riscos de fraudes digitais, mas hoje não abre mão dos aplicativos, passando a ter mais tempo livre. Para ela, as empresas estão mais dispostas a resolver possíveis problemas ligados à segurança das ferramentas.
Valéria Carvalho
Advogada, cliente da Caixa e do Itaú