Serviço ágil alavanca plataforma do Original

Banco foi o grande responsável pelo reposicionamento de outras empresas do setor no mercado

Escrito por Redação ,
Legenda: O crescimento da empresa vem sendo impulsionado pelo serviço de abertura de contas online, facilitando o dia a dia dos clientes
Foto: Foto: Fabiane de Paula

Primeira instituição financeira 100% digital do Brasil e lançada no varejo em março de 2016, o Banco Original foi o grande responsável pelo reposicionamento de outras empresas do setor no mercado. Controlada pela holding J&F, maior grupo privado do País, a companhia já acumula R$ 2,2 bilhões em patrimônio, tendo mais de R$ 8,7 bilhões em ativos.

O crescimento do banco vem sendo impulsionado, principalmente, pelo serviço de abertura de contas online, facilitando o dia a dia dos clientes, "sem filas e sem burocracia", como destaca a empresa. Além da abertura de contas pelo celular, as transações podem ser realizadas pelo smartphone, computador ou tablet. Há também outros serviços paralelos, como desbloqueio de cartões e senhas pelo aplicativo, gerenciador financeiro que categoriza os gastos automaticamente, resgate de pontos do cartão de crédito, etc.

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Os saques são efetuados nos autoatendimentos da rede 24 horas espalhados pelo Brasil. Para quem mora em São Paulo e no Rio de Janeiro, é possível fazer depósitos em espécie nos espaços físicos da empresa. Os locais são chamados de Espaço Original, uma espécie de agência onde o cliente pode tomar café e conversar com o gerente.

A chegada do Banco Original colocou instituições tradicionais, como o Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander, na corrida pela digitalização. "Hoje, o grande desafio dos bancos é estar ainda mais inseridos no cotidiano de seus clientes, oferecendo serviços e produtos de acordo com o perfil de cada um. À medida que se tornam mais digitais, as empresas conseguem reduzir custos operacionais, passando a diminuir o número de agências", observa o diretor de Inovação e Digital da Stefanini, Breno Barros.

Multinacional brasileira com 30 anos de atuação no setor de serviços em tecnologia da informação (TI), a Stefanini está presente em 41 países e faturou R$ 2,6 bilhões no ano passado. No País, atende instituições financeiras como o Banco Original, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal.

Parceria estratégica

A Stefanini vem sendo uma parceira estratégica de negócios no desenvolvimento dos canais digitais e serviços para o Banco Original. Entre os 20 projetos implementados desde 2015 pela companhia, três se destacam: Abertura Remota de Contas, Plataforma de Gerente Comercial e Coleta e Entrega.

O primeiro consiste em um aplicativo em que a equipe comercial do banco pode coletar remotamente as informações necessárias para realizar o cadastro de novas contas. A segunda plataforma permite que o cliente acesse funções de uma agência no tablet e receba orientações. Já o terceiro canal viabiliza conveniências, como a entrega de dinheiro em espécie, cartões e recolhimento de cheques depositados via imagem.

Redes sociais

Por meio de parceria com o Facebook, o Banco Original lançou a plataforma BOT Original, que permite interação instantânea com o público por meio do Messenger da rede social. Clientes que buscam se comunicar com o banco, seja para tirar dúvidas ou solicitar serviços, podem enviar mensagens e receber respostas específicas sobre o assunto abordado. Também é possível consultar saldos, extratos e realizar transferências para outros clientes do banco, sem ter que entrar em outro aplicativo.

Outra novidade da empresa é a consulta de saldo e extrato InstaStories do Instagram, sem necessidade de entrar no aplicativo. O cliente que segue o Banco Original no aplicativo do Instagram, ao clicar na logomarca da companhia em seu InstaStories, é levado a uma outra tela, podendo fazer o login do banco na própria rede social. (RS)

Opinião 

Promessa que já é realidade nos bancos do País

A digitalização do setor bancário não é uma promessa para o futuro, já é uma realidade. A popularização da internet móvel e dos smartphones tornou os brasileiros muito mais conectados, o que nos levou a incorporar massivamente os dispositivos digitais ao cotidiano dos consumidores.

Realizar o processo de abertura de conta em minutos, ir ao banco sem sair de casa, fazer transferências e investimentos pelo celular é hoje uma demanda da sociedade. E o setor financeiro está se adaptando a essa transformação. O Banco Original foi pioneiro no País, o primeiro a perceber essa necessidade e a ter seus processos 100% digitais.

Sem uma estrutura tradicional - que necessita de um número alto de agências e custos elevados de operação - e com investimentos em tecnologia, o banco consegue oferecer serviços e produtos mais baratos e ágeis, proporcionando maior rentabilidade e conforto aos clientes.

Por meio de recursos avançados de reconhecimento de voz e imagem, nossos clientes gerenciam investimentos, fazem pagamentos e controlam despesas em uma interface simples, intuitiva e inteligente. Tudo isso, vale lembrar, com a vantagem de ter sempre à disposição um gestor financeiro pessoal.

Mais de 80% das transações no Banco Original são realizadas atualmente pelo celular. Por isso, investimos no desenvolvimento de tecnologias de interação pelas redes sociais, como o SAC pelo Messenger, do Facebook, e a possibilidade de consultar saldo e extrato pelo Instagram.

Os bancos brasileiros precisam estar onde o cliente está. Portanto, nada mais natural para nós do que inovar sempre em busca de proximidade, trazendo maiores facilidades com o máximo de segurança.

Wanderley Baccalá - Diretor de TI do Banco Original

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