VLT deve ter operação assistida até dezembro

Planejado para a Copa do Mundo de 2014, o ramal ainda segue em construção. A conclusão total não tem data

Importante equipamento para melhorar a mobilidade urbana em Fortaleza, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe começou a ser construído em 2012 e deveria ter ficado pronto para a Copa do Mundo, mas ainda segue seu caminho rumo à conclusão. Paralisados em maio de 2014 devido à quebra de contrato com o consórcio CPE-VLT, em razão de descumprimento de prazos, os serviços do ramal foram retomados em julho do ano passado.

>CE tem 102 obras com verbas federais paradas; 6º do País

>Prevista para 2015, obra de expansão atinge 81% 

>Aeroporto: ampliação depende de leilão 

>Reformulação de consórcio trava a Linha Leste 

>Transposição: em quase 10 anos, custo saltou 113% 

>Cinturão das Águas beneficiará 1 mi

Segundo Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), a obra está com mais de 60% de execução. Com investimento de R$ 284.644.592,16, dos quais cerca de R$ 120 milhões foram aplicados, o VLT está dividido em três trechos.

Operação

O primeiro a ficar pronto será o trecho 2, localizado entre as estações Borges de Melo e Parangaba, e está em fase de operação experimental, com o trem circulando sem passageiros. A previsão é que o trecho entre em operação assistida, com transporte de passageiros de forma gratuita, até o fim deste ano. Em seguida, deve ser concluído o trecho 1, que contempla a construção da passagem inferior da Avenida Borges de Melo. Os trabalhos foram retomados em abril de 2016, e o governo estadual estima que essa etapa seja concluída em abril de 2017.

Já o trecho 3, entre as estações Iate e Borges de Melo, "está com o cronograma sendo revisto, por ser um trecho mais longo e complexo". Os serviços nos três trechos são executados pelo Consórcio VLT Fortaleza, formado pelas empresas AZVI S/A do Brasil e Construtora e Incorporadora Squadro Ltda.

Sobre o equipamento

O VLT terá 13,4 km ligando os bairros Mucuripe e Parangaba, sendo 12 km em superfície e 1,4 km de trechos elevados. O projeto visa a remodelação do ramal Parangaba-Mucuripe, utilizado hoje para transportar cargas. O ramal atravessa 22 bairros, área que concentra mais de 500 mil pessoas. A previsão de demanda potencial do novo modal é de 90 mil passageiros por dia. "O projeto prevê a construção de três tipologias de estação: a de Parangaba será elevada, possibilitando a integração à Linha Sul do Metrô de Fortaleza e ao terminal rodoviário. A estação Papicu também será diferenciada e se integrará à Linha Leste do Metrô e o terminal rodoviário. As oito estações restantes terão a modelagem padronizada", diz a Seinfra. (RS)

arte