Prevista para 2015, obra de expansão atinge 81%

Com a ampliação, a capacidade de movimentação de cargas do terminal deve ser quintuplicada

Escrito por Redação ,

Orçada em R$ 640 milhões, as obras da segunda expansão do Terminal Portuário do Pecém estão com cerca de 81% de execução, de acordo com a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra). Os serviços incluem a pavimentação e ampliação do quebra-mar, que devem ficar prontos no 1º semestre de 2017.

>CE tem 102 obras com verbas federais paradas; 6º do País

>Aeroporto: ampliação depende de leilão 

>Reformulação de consórcio trava a Linha Leste 

>VLT deve ter operação assistida até dezembro 

>Transposição: em quase 10 anos, custo saltou 113% 

>Cinturão das Águas beneficiará 1 mi

>Acquario Ceará aguarda empréstimo e concessão

O projeto de expansão também contempla a construção de mais três berços de atracação de navios cargueiros ou porta-contêineres, que vão operar com carga geral e também com produtos da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Os berços 7 e 8 estão concluídos. Já o berço 9 deverá ser entregue em junho do próximo ano.

A expansão, iniciada em dezembro de 2013 e prevista para ser concluída em 2015, inclui ainda uma nova ponte de acesso ao quebra-mar, permitindo o trânsito de caminhões para movimentação de placas, além da instalação de transportadores de correia para viabilizar a operação nos futuros terminais de granéis sólidos.

"Esta última fase da obra apresenta 28% de avanço e está prevista para ser entregue no segundo semestre de 2017", informa a Seinfra por meio de nota, destacando que os recursos para a ampliação do porto vêm do tesouro estadual e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Capacidade quintuplicada

A expansão do terminal promete quintuplicar a capacidade de movimentação de cargas, colocando o Porto do Pecém em posição de destaque no cenário internacional. "Por estar em uma localização estratégica e oferecer a infraestrutura adequada (profundidade, berços, equipamentos e área), o Porto do Pecém desponta como um forte candidato a receber um hub de cargas, principalmente agora com a finalização da expansão do Canal do Panamá e da construção do Canal da Nicarágua", observa a Seinfra.

Novos equipamentos

Neste ano, o governador do Ceará, Camilo Santana, inaugurou a nova correia transportadora de minério de ferro e o descarregador de minério de ferro, instalados no Píer 1 do porto, para atender à demanda da Companhia Siderúrgica do Pecém. O novo descarregador de minério de ferro é o equipamento que retira o insumo dos navios e o coloca na correia transportadora que, por sua vez, realizará o deslocamento do material até seu destino final. Segundo a Seinfra, a capacidade nominal de movimentação do equipamento é de 2.400 toneladas/dia e o valor do investimento foi de R$ 272 milhões, aproximadamente.

Também foram iniciadas as exportações das placas de aço produzidas pela siderúrgica. A primeira unidade produzida pela CSP foi expedida para o pátio de armazenagem no dia 1° de agosto. O Porto do Pecém ainda recebeu dois guindastes do tipo STS (Ship to Shore), um dos maiores do País. Instalados no berço 8 do terminal, os equipamentos irão incrementar a movimentação de contêineres. (RS)

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.