Os abonos salariais referentes aos programas de Integração Sociais (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) de 2020 começaram a ser pagos no último dia 8, conforme calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal (CEF).
Não há prioridade nos pagamentos, exceto para trabalhadores de regiões atingidas pelas enchentes em Minas Gerais e na Bahia.
Portanto, a informação de que quem tem conta na Caixa recebe PIS antecipado não é verdadeira, conforme frisou a instituição em nota.
"Os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança na CAIXA não recebem o crédito antecipadamente. O crédito do benefício é realizado automaticamente em sua conta no banco, seguindo o calendário de pagamento, de acordo com o mês de nascimento do beneficiário", enfatizou.
Como funciona o pagamento
O pagamento será realizado de forma conjunta pela CEF e pelo Banco do Brasil, entre os meses de fevereiro a março de 2022, seguindo o mês de nascimento do beneficiário no caso do PIS e o número final de cadastro no caso do Pasep.
A exceção serão 107 mil beneficiários que moram em áreas afetadas pelas chuvas em Minas Gerais e na Bahia, que receberam o pagamento no dia 8 de fevereiro, independentemente do mês de nascimento. Confira abaixo o calendário do PIS/Pasep 2022.
PIS 2022
- Nascidos em janeiro: recebem a partir de 08/02;
- Nascidos em fevereiro: 10/02;
- Nascidos em março: 15/02;
- Nascidos em abril: 17/02;
- Nascidos em maio: 22/02;
- Nascidos em junho: 24/02;
- Nascidos em julho: 15/03;
- Nascidos em agosto: 17/03;
- Nascidos em setembro: 22/03;
- Nascidos em outubro: 24/03;
- Nascidos em novembro: 29/03;
- Nascidos em dezembro: 31/03;
- Data final para saque: 29/12;
Pasep 2022
- Final da inscrição 0-1: Recebem a partir de 15/02;
- Final 2-3: 17/02;
- Final 4: 22/02;
- Final 5: 24/02
- Final 6: 15/03;
- Final 7: 17/03;
- Final 8: 22/03;
- Final 9: 24/03;
- Data final para saque: 29/12.
O novo calendário saiu após muita expectativa por parte dos trabalhadores depois do adiamento dos pagamentos no ano passado, em medida tomada pelo Governo Federal.
Como consultar o Pis pelo CPF?
Com o CPF em mãos, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse o site “Meu INSS”;
- Clique em “Entrar”;
- Caso não tenha cadastro, a plataforma vai pedir que faça um. Para isso, basta preencher os campos, com CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado;
- Após o cadastro, digite o número do seu CPF e a senha;
- Pronto, faça a consulta do PIS online.
Quem tem direito?
Quem recebeu, em média, até dois salários mínimos por mês com carteira assinada (CLT) e trabalhou por, pelo menos, 30 dias, no ano de 2020.
É preciso também estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos, com informações atualizadas pelos empregadores na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Como saber se tenho direito ao PIS?
PIS (trabalhador de empresa privada):
- No Aplicativo Caixa Trabalhador
- No site da Caixa
- Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207
Pasep (servidor público):
- Pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
- 0800 729 0001 (demais cidades);
- 0800 729 0088 (deficientes auditivos).
Quanto vou receber?
No máximo, trabalhador pode receber um salário mínimo, hoje em R$ 1.212. Caso o beneficiário não tenha exercido atividade por 12 meses, é paga uma quantia proporcional ao período trabalhado.
Como sacar?
Tradicionalmente, a Caixa deposita automaticamente o dinheiro do PIS nas contas dos clientes. Há a opção de receber em qualquer agência da Caixa, com apresentação de documento de identificação com foto.
Com o Cartão do Cidadão, o dinheiro pode ser sacado em caixas eletrônicos e lotéricas.
Quanto ao Pasep, os servidores públicos devem procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. O BB também transfere o valor para quem é cliente de forma automática.
DIFERENÇA ENTRE PIS E PASEP
No caso do PIS, destinado a trabalhadores da iniciativa privada, os calendários seguem o mês de nascimento dos beneficiários. Já no Pasep, pago a servidores públicos, é usado o número final da inscrição.
Outra diferença diz respeito às entidades pagadoras: Caixa para o PIS e Banco do Brasil para o Pasep.
Telegram
Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste