PIB do Brasil cresce 0,9% no terceiro trimestre de 2024

Serviços e indústria puxaram o resultado do PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro registrou alta de 0,9% no terceiro trimestre de 2024 ante o segundo trimestre de 2024, informou nesta terça-feira (3) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado veio ligeiramente acima da mediana das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, que apontava alta de 0,8%. O intervalo de estimativas ia de alta de 0,5% a 1,2%.

Empurrada pela indústria e pelo setor de serviços, esta é a 13ª expansão consecutiva da economia. Em relação ao terceiro trimestre de 2023, o PIB apresentou alta de 4%.

Valores chegam a R$ 3 trilhões

No acumulado de quatro trimestres, o crescimento da economia do país soma 3,1%. Em valores correntes, o PIB chega a R$ 3 trilhões de reais.

Em um recorte setorial, os serviços e a indústria cresceram 0,9% e 0,6% respectivamente, na passagem do segundo para o terceiro trimestre. Já a agropecuária foi o único setor que registrou queda, de 0,9%.

Com os resultados divulgados, o PIB e o setor de serviços renovam patamares recordes. Por outro lado, a indústria se encontra 4,7% abaixo do pico, alcançado no 3º trimestre de 2013.