Assim como o seguro de carro, o serviço voltado para a cobertura de avarias em celular tem se popularizado nos últimos, especialmente com o aumento da insegurança. Somente neste ano, por exemplo, o Ceará registrou 7,3 mil furtos até o mês de fevereiro, conforme dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS).
Hoje, já existem diversas opções no mercado que cobrem de forma geral os casos de roubo, furto e dano. Os valores variam conforme o modelo do celular e o tipo de cobertura escolhida. Alguns ainda oferecem a opção de assegurar o consumidor em casos de avarias fora do Brasil.
Mas, afinal, para quem é indicado contratar um seguro para celular? O presidente da Comissão de Seguro Garantia Estendida e Afinidades da FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais), Luis Reis, explica que o serviço é recomendável a todos que tenham um celular
"O seguro custa, em média, 20% a 25% do valor do aparelho. Em geral, o segurado sabe por experiência própria que qualquer reparo que tenha que fazer no celular (uma tela quebrada, por exemplo) ficará muito mais caro que o valor pago no seguro, sem mencionar a necessidade de reposição do aparelho no caso de perda total por dano, roubo ou furto", afirma.
O especialista pontua ainda que, ao escolher o seguro, é importante verificar se a empresa tem vínculo com alguma seguradora, ou seja, uma entidade autorizada e fiscalizada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), o órgão regulador do governo.
Dessa forma ele sempre terá seus direitos protegidos. Quanto às características do seguro, eu diria que são três as principais a se atentar: coberturas oferecidas, franquia e vigência do seguro (quando inicia e termina a cobertura do risco contratado)".
Coberturas disponíveis
De acordo com Reis, as coberturas mais comuns são danos acidentais, roubo e furto e garantia estendida.
- Danos Acidentais: cobre o reparo de avarias decorrentes de quedas acidentais, imersão em líquidos e, no caso de não ser possível realizar o reparo do bem, o segurado recebe um novo aparelho.
- Roubo e furto: o roubo é caracterizado quando a pessoa sofre ameaça física verbal ou uso de força bruta (exemplo: assalto com uma faca, canivete ou arma); já o furto é identificado quando a pessoa não sofre ameaça e só percebe que foi furtada após o fato ter ocorrido.
- Furto qualificado: quando há vestígios do crime (exemplo: notar que o celular foi roubado através de um rasgo na bolsa ou uma gaveta arrombada)
- Furto simples: quando a pessoa não percebe o furto e tampouco encontra vestígios do crime. É importante compreender essa distinção, pois nem todos os produtos oferecidos no mercado cobrem o furto simples e o consumidor precisa estar consciente de quais coberturas está comprando.
- Garantia Estendida: como o nome diz, é uma extensão da garantia original oferecida pelo fabricante por um determinado período.
"Antes de comprar o seguro, as pessoas devem se perguntar que tipo de “dor” estão tentando resolver. É comum que nos grandes centros a principal preocupação seja com a subtração do aparelho, ou seja, o roubo ou furto do mesmo, ao passo que em cidades mais pacatas, a cobertura de danos acidentais é a mais procurada", acrescenta.
Pier
Como contratar
Para contratar o serviço, é necessário acessar o site da Pier e selecionar o modelo do aparelho celular e a memória. Escolha o plano desejado e clique em "Pedir convite".
Será necessário informar dados pessoais como nome, e-mail e CPF. O cadastro passará por uma análise e o retorno chegará pelo e-mail informado.
O pagamento é feito mensalmente e varia conforme modelo e memória do celular, além disso, não é cobrada franquia caso o serviço seja acionado.
O que cobre
- Roubo
- Furto simples
- Furto qualificado
O que não cobre
- Danos físicos
- Perdas
- Ocorrências fora do Brasil
Preços
- iPhone 13 Pro Max 1024GB: de R$ 181,60 a R$ 261 por mês
- iPhone XR 64GB: de R$ 42,70 a R$ 58,70
- Galaxy S21 FE 128GB: de R$ 52,40 a R$ 78,70
- Galaxy A32 64GB: de R$ 14 a R$ 20,90
- Redmi 9 32GB: de R$ 9 a R$ 12,40
Ciclic
Como contratar
O seguro pode ser contratado pelo site, informando os dados e o modelo do aparelho. Após isso, escolha a cobertura desejada e inclua os dados para o pagamento.
A franquia é de 25% sobre o valor de capital segurado e deverá ser paga sempre que houver necessidade de acionamento do seguro, independentemente do tipo de sinistro com previsão de cobertura.
O que cobre
- Roubo
- Furto qualificado
- Danos acidentais como queda do celular na piscina
O que não cobre
- Furto simples
- Perdas
Porto Seguro
Como contratar
O seguro pode ser contratado pelo site da Porto Seguro e informar alguns dados pessoais. Além disso, é preciso selecionar a marca e o modelo do seu celular e escolher um plano de cobertura.
Depois, defina a forma de pagamento, baixe do app Porto Seguro e faça a verificação do seu celular.
O que cobre
O consumidor pode escolher qual cobertura quer ter entre as opções:
- Quebra acidental
- Roubo
- Quebra + roubo
- Quebra + roubo + furto simples
O que não cobre
- Desaparecimento, perda ou extravio
- Furto em decorrência de abandono
- Má utilização e desgaste natural por uso
- Utilização inadequada do equipamento ou o não cumprimento das instruções do fabricante constantes no Manual de Instruções
- Danos preexistentes a contratação do seguro
Nubank
Como contratar
O seguro de celular do Nubank pode ser contratado pelo aplicativo. Porém, está em fase de lançamento e ainda não está disponível para todos. Lá, o cliente escolhe a cobertura que gostaria e, depois de 30 dias, o celular já está protegido.
Caso seja necessário acionar o seguro, será cobrada uma franquia e, de acordo com o Nubank, ela é cobrada para que o pagamento mensal do seguro fique mais barato.
O que cobre
- Furto simples e qualificado ou Roubo
- Dano acidental
- Cobertura completa, que cobre os dois tipos de incidentes.
PagBank
Como contratar
Para contratar o seguro de celular do PagBank, é necessário ter a conta digital PagBank. Assim, é só acessar o aplicativo e ir em “Seguros” e escolher entre o plano Ouro ou Prata.
Os valores variam conforme a cobertura e o aparelho e custam a partir de R$ 12,90 por mês. Além disso, é cobrada uma franquia de 10% do valor do aparelho em caso de acionamento do seguro.
O que cobre
- Roubos
- Furtos mediante arrombamento
- Quebras acidentais e danos causados por derramamento de líquidos
Em caso de roubo ou furto mediante arrombamento o seguro garante a reposição imediata do smartphone. Nos demais casos, o reparo ou a reposição do aparelho é realizada o mais rápido possível.