O Ministério de Energia da Arábia Saudita anunciou neste domingo (2) que irá realizar um corte voluntário de 500 mil barris por dia de maio até o fim de 2023. As informações foram publicadas por meio de nota no site oficial do ministério.
A redução poderá ter influência no preço dos combustíveis no Brasil. Especialmente porque o governo federal voltou a cobrar impostos sobre os combustíveis.
"Esse corte voluntário é adicional à redução na produção acordada na 33ª Reunião Ministerial da Opep e não Opep em 5 de outubro de 2022", diz o comunicado. "O responsável do Ministério da Energia enfatiza que se trata de uma medida de precaução destinada a apoiar a estabilidade do mercado petrolífero", apontava a nota.
A ação irá acontecer em coordenação com países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e não membros da organização que participam da declaração de cooperação.
Conforme levantamento da Global Petrol Prices, com dados atualizados até o dia 6 de março, o Brasil está na 38ª posição, entre os mais baratos no preço da gasolina, numa lista com mais de 160 países.
Antes do aumento, o Brasil estava em 29º lugar. Para as distribuidoras, a gasolina sofreu alta de 47 centavos. Já em relação ao consumidor final, a estimativa foi de um impacto de 25 centavos.