Cooperação entre países do Brics é destaque em discurso dos presidentes

Copa do Mundo também foi citada e elogiada na cúpula

Escrito por

A cooperação entre os países e a preocupação com questões internacionais, como a proliferação da insegurança, permearam os discursos dos presidentes dos países membros do Brics. Os chefes de estado se reuniram, nesta terça-feira (15) em Fortaleza, para a VI Cúpula do bloco.

> Brics: países assinam criação de banco de desenvolvimento e fundo de reserva em Fortaleza
> Jornalistas aprovam reunião do Brics em Fortaleza; wi-fi é ponto negativo
> Dilma: encontro do Brics em Fortaleza evidencia importância do Nordeste
> Confira imagens da VI Cúpula do Brics em Fortaleza
>Dilma afirma que nenhum país terá domínio hegemônico do banco do Brics

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, destacou a importância da criação do Banco de Desenvolvimento do Brics e afirmou que a instituição será uma das maiores agências do mundo, além de ser um instrumento poderoso para prevenir dificuldades econômicas. O líder russo assegurou ainda que o banco permitirá a realização de grandes planos de financiamento e sugeriu  uma maior cooperação de mercado.

As dificuldades econômicas também foram ressaltadas pelo primeiro ministro da Índia, Narendra Modi, que sinalizou a importância de enfrentar os conflitos e a instabilidade financeira. Modi lembrou ainda que é essencial sempre criar novas perspectivas para um desenvolvimento futuro.

O primeiro ministro da Índia aposta na cooperação e sugere a criação de mecanismos que combatam a pobreza e invistam na educação. Uma das alternativas levantadas por Modi é pensar em uma universidade conjunta, o indiano destaca que juntos o grupo pode ter ainda mais sucesso. 

Presidente da África do Sul elogia Copa do Mundo realizada no Brasil

Durante o discurso na VI Cúpula do Brics, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, elogiou a Copa do Mundo de 2014. O líder sul africano parabenizou o governo brasileiro e afirmou que, ao realizar um evento como esses, o Brasil prova que países em desenvolvimento podem sediar eventos internacionais.

Zuma retrata também os laços de cooperação que foram fortalecidos e se mostra preocupado com a proliferação da insegurança no Oriente Médio. O presidente acredita que o grupo deve apoiar negociações de forma pacífica entre israelenses e palestinos.

Presidente chinês enaltece o Ceará como sede da Cúpula do Brics

O presidente da República da China, Xi Jinping, disse estar satisfeito que a IV Cúpula tenha sido recebida em Fortaleza. Esta é a segunda vez que o líder chinês vem ao Estado, a primeira tendo sido há 18 anos para assinatura de memorando de colaboração entre Ceará e a China.  

Xi afirmou também se que sente acolhido em terras cearenses, como se estivesse em casa e, por isso, estava feliz por estar de volta. Segundo ele, a julgar pelas boas relações entre Ceará e a China nos anos seguintes à assinatura do termo de cooperação, este é um bom lugar firmar negócios prósperos.

Em seu discurso, o presidente ratificou os benefícios dos cinco anos de cooperação dos países do Brics e disse que o bloco deve promover um mercado global mais amplo, através de um crescimento econômico sustentável.