Brics: países assinam criação de banco de desenvolvimento e fundo de reserva em Fortaleza

Entre eles, está a criação do novo banco de desenvolvimento e um fundo de reservas

Escrito por Redação Web/Agência Brasil ,

Atualizada às 16h45

Os presidentes dos bancos de desenvolvimento dos países que compõem o Brics, grupo das principais economias emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), assinaram, na tarde desta terça-feira (15), no Centro de Eventos do Ceará, acordos de cooperação técnica e se comprometeram a trabalhar no desenvolvimento de projetos voltados para a inovação tecnológica.

Entre os acordos selados, nesta terça-feira (15), está a criação do Novo Banco de Desenvolvimento do Brics (NBD) com capital inicial de US$ 100 bilhões, igualmente distribuídos entre os países membros do Brics, que irão contribuir com recursos para garantir investimentos em infraestrutura e desenvolvimento sustentável. Além disso, foi criado o Arranjo Contingente de Reservas do Brics.

Foto: Lucas de Menezes

Segundo o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, o foco dos projetos é a inovação de processos e produtos em diversas áreas da indústria, de serviços e do agronegócio.

Os acordos foram assinados pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, os ministros das Finanças da Índia e da África do Sul e pelo presidente do Banco Popular da China e do Banco Central da Rússia. O presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, compareceu ao evento nesta segunda-feira (14), mas nesta terça retornou a Brasília para reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Também foi assinado durante o evento hoje um memorando de entendimento para cooperação entre agências seguradoras de crédito a exportação do Brics e um acordo para cooperação sobre inovação entre bancos de desenvolvimento dos cinco países.O primeiro presidente do banco será da Índia, o primeiro escritório regional será na África e a primeira sede do banco será em Shangai, disse a presidente Dilma Rousseff durante sessão plenária do Brics.

Além disso, durante a 6ª Cúpula do Brics na capital cearense, foi assinada a declaração de Fortaleza. Cópias do documento foram distribuídas no encontro. O texto pode ser acessado pela internet.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.