Dilma: encontro do Brics em Fortaleza evidencia importância do Nordeste

A presidente brasileira fez questão de começar o discurso falando da capital cearense

Escrito por Redação Web ,

No discurso da presidente Dilma Rousseff na sessão plenária da sexta Cúpula do Brics, a presidente brasileira evidenciou a importância da escolha de Fortaleza para sediar o evento internacional.

Dilma agradeceu a presença dos chefes de estado da Rússia, Índia, China e África do Sul e também do governador do Ceará, Cid Gomes. Para ela, a escolha da capital cearense para a reunião não se deu por acaso.

O governo brasileiro se sente honrado em sediar a sexta cúpula do Brics. A dimensão histórica desse encontro se estebelecerá pelos acordos que assinamos. O governador Cid Gomes e povo do Ceará acolhem esta reunião do Brics. Importância de realizá-la na capital cearense evidencia a importancia do Nordeste para o Brasil. São estados com grande reservas minerais, refinarias, indústrias. Certamente segurança hídrica cada vez maior. Uma homenagem ao Nordeste e ao seu povo".

Dilma critica Conselho de Segurança da ONU Dilma defendeu uma reforma ampla no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), com uma redistribuição do poder de voto. O conselho de segurança da ONU encontra intensas dificuldades de encontrar soluções eficazes para os problemas mundiais. Há necessidade urgente de reforma nesta respeitável instituição. Distribuição de poder de voto, de maneira a incluir o poder inquestionável dos países emergentes, disse.

A presidente do Brasil ainda citou os acordos assinados em Fortaleza. Hoje criamos o banco dos Brics e estabelecemos o acordo contingente de reservas. Aprovamos a declaração de Fortaleza, na qual expressam visões comuns sobre temas internacionais relevantes. Acordo internacional de Fortaleza, que estabelece acordo entre os países", falou em discurso.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.