Abastecimento é retomado em aeroportos cearenses

Após vários dias operando em nível de reserva de combustível, devido à dificuldade de abastecimento ocasionada pela greve dos caminhoneiros, o Aeroporto Internacional de Fortaleza voltou a operar com volume normal de combustível. De acordo com comunicado emitido pela concessionária do Aeroporto, a Fraport, o terminal de Fortaleza recebeu dezoito carretas com combustível na última quarta-feira (30). "Com este reabastecimento, as operações do aeroporto estão acontecendo normalmente", afirma, em nota, a Fraport.

Leia ainda: 

> Supermercados do CE: falta de produtos atinge 12% do estoque 
> Queda de 30%  nas hospedagens
 
O aeroporto de Juazeiro do Norte, no Interior do Ceará, que é operado pela Infraero, também voltou a receber combustível. Na tarde de ontem (31), dois caminhões com 45 litros cada de querosene de aviação (QAV) chegaram ao terminal para abastecer as aeronaves. O combustível veio de Guamaré (RN).

Em nota emitida na noite dessa quinta-feira, a Infraero informou que cinco dos aeroportos operados por ela ainda permaneciam sem combustível. São eles: Imperatriz, no Maranhão; Palmas, em Tocantins; Ilhéus, na Bahia; Cuiabá, em Mato Grosso; e o Aeroporto Protásio de Oliveira, localizado em Belém, no estado do Pará.

"Os aeroportos estão abertos e têm condições de receber pousos e decolagens. Nos terminais em que o abastecimento está indisponível no momento, as aeronaves que chegarem só poderão decolar se tiverem combustível suficiente para a próxima etapa do voo", destaca a nota emitida pela Infraero.

A Infraero orienta os passageiros a procurarem suas companhias. "Aos operadores de aeronaves, a empresa orienta que planejem seus voos de acordo com a disponibilidade de combustível na rota pretendida", diz a nota. A Infraero disponibiliza, ainda, o endereço http://www4.Infraero.Gov.Br/imprensa/ para que os passageiros possam verificar a situação dos voos.

Feriado

A Infraero também destacou que "está acompanhando o abastecimento nos seus 54 aeroportos e tem atuado junto aos órgãos públicos relacionados ao setor aéreo para garantir a chegada dos caminhões com combustível aos terminais administrados pela empresa, inclusive no período do feriado de Corpus Christi, de 30/5 a 4/6. Por essa razão, e pelas possíveis mudanças nas programações das empresas aéreas, não há uma estimativa de movimentação para este feriado nos 45 aeroportos da empresa com voos comerciais regulares".