Vacinação em Fortaleza: doses disponíveis imunizarão 30% dos idosos com mais de 75 anos

Enquanto mais doses não chegam, cerca de 26 mil idosos serão vacinados contra a Covid-19

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
Vacinação drive-thru em Fortaleza
Legenda: Oito mil idosos serão vacinados no formato drive-thru em até 10 dias
Foto: José Leomar

O volume de imunizantes contra a Covid-19 já destinado à Fortaleza será capaz de alcançar 30% do público-alvo de idosos acima de 75 anos, segundo o coordenador da Célula de Atenção Primária e Psicossocial da Secretaria da Saúde de Fortaleza, Erlemus Soares.  

“A gente deve, aproximadamente, imunizar cerca de 50% dos trabalhadores da saúde com a quantidade de doses que nós recebemos. Idosos são cerca de 30% nessa faixa de grupo prioritário”, pontuou, em entrevista ao Sistema Verdes Mares (SVM).

Dessa forma, dos 86.890 idosos incluídos na 1ª fase do Plano Municipal de Operacionalização para repasse da vacina, cerca de 26 mil receberão a dose. O cronograma deverá ser atualizado à medida em que novos lotes do imunibiológico contra o novo coronavírus cheguem ao Ceará. 

Veja também

Conforme balanço da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), a Capital recebeu 92.996 doses de CoronaVac/Butantan e da AstraZeneca/Oxford/FioCruz. O número corresponde a 41,5% das 223.605 doses enviadas à Pasta por intermédio do Governo Federal.

Locais

Atualmente, a campanha de imunização para os idosos com mais de 75 anos na Capital ocorre no formato drive-thru, tendo o Shopping Iguatemi e o Centro de Eventos como polos, e em domicílio.

Nesta quarta-feira (3), por exemplo, a estimativa da SMS é vacinar 830 idosos. Os profissionais de saúde também estão recebendo a dose nos locais de trabalho, como Unidades de Pronto Atendimento (Upas) e emergências de hospitais, além do Centro de Eventos.

A previsão é de que em até 10 dias, cerca de 8 mil idosos cadastrados na modalidade drive-thru sejam vacinados. Enquanto isso, os cadastros para esse formato foram suspensos, estando aberto apenas para imunização em casa. 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados