Sete trechos de praias de Fortaleza estão impróprios para banhistas no fim de semana, diz Semace

A área apropriada fica na zona leste, que abriga a Praia do Futuro

foto
Legenda: As barracas Praia do Futuro têm ficado lotadas nas últimas semanas
Foto: José Leomar

Sete trechos de praias de Fortaleza estão inadequados para o banho neste sábado (19) e domingo (20). Apenas a zona leste, que abriga a Praia do Futuro, é apropriada para os banhistas, conforme boletim de balneabilidade semanal da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) emitido nesta sexta-feira (18).

Os trechos contaminados são os que ficam entre o Farol e a Praia do Botes, e entre a foz do riacho Maceió e a Volta da Jurema, no Centro. No lado oeste, os banhistas devem evitar a faixa que se estende da rua Jacinto Matos até a Barra do Ceará.

Nos 31 trechos examinados na orla, foram reprovadas as praias que apresentaram mais de 2,5 mil coliformes termotolerantes por amostra de água do mar analisada. De acordo com a Semace, em condições normais são considerados impróprios os trechos que apresentam mais de 1 mil coliformes por amostra, em duas ou mais semanas da série.

O boletim ainda é provisório, pois os exames estavam paralisados devido ao isolamento social. Contudo, nas últimas semanas, as praias atingiram índices de frequência semelhantes aos registrados antes da pandemia, fazendo com que este novo modelo fosse implantado. Ele será mantido por cinco semanas e só a partir de então a Semace vai voltar a emitir o informe completo.

 

Quero receber conteúdos exclusivos da cidade de Fortaleza