Serviço especializado em HIV em posto de saúde tem capacidade ampliada após reforma

Entre as intervenções na unidade Carlos Ribeiro, no bairro Jacarecanga, na Capital, estão uma nova cobertura e recuperação estrutural

Teste HIV
Legenda: Serviço oferece teste rápido para HIV
Foto: Agência Brasil

O Posto de Saúde Carlos Ribeiro, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza, será entregue nesta terça-feira (15), com novo espaço do Serviço de Atenção Especializada (SAE), ofertados pela Prefeitura para atender pessoas que convivem com HIV/Aids (PVHIV).

Além da rede de apoio multidisciplinar, o ponto conta também com um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). De acordo com o núcleo cearense da Rede Nacional de Pessoas que vivem com HIV/AIDS (RNP+CE), 16 mil cearenses foram diagnosticados com HIV somente na Capital.

Após as intervenções, o posto recebeu uma nova cobertura, além de recuperação da estrutura, banheiros novos e padronizados, nova pintura e instalação elétrica. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o custo da reforma foi de aproximadamente R$ 300 mil. A unidade está estruturada para realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, com sigilo de resultado garantido. 

A expansão do serviço, aponta Marcos Paiva, coordenador da área técnica de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, facilita o acesso à medicação e aumenta a expectativa de vida de uma pessoa com HIV. “O conceito de sobrevida não é mais usado. A pessoa com o vírus consegue ter uma qualidade de vida. É preciso dizer que a AIDS é uma doença séria, que pode matar, mas que, na maioria das vezes, o óbito só existe quando há uma associação ao não uso dos medicamentos”, informa. 

Rede

Os Serviços Ambulatoriais Especializados (SAE) são equipamentos para apoio a pessoas vivendo com HIV/Aids, formada por equipe multidisciplinar. A SMS orienta que caso seja percebido alguma alteração nos órgãos sexuais, como bolhas, verrugas, corrimentos ou feridas no pénis, na vagina, no ânus, na boca, na garganta ou até nos olhos, o posto de saúde mais próximo deve ser consultado. 

O diagnóstico precoce é necessário para o tratamento adequado da doença. Quando não descobertas e tratadas logo, algumas infecções podem causar sérias complicações e levar à morte.

O Posto de Saúde Carlos Ribeiro fica localizado na Rua Jacinto de Matos, 944, bairro Jacarecanga, com atendimento de 7h às 19h.

Você tem interesse em receber mais conteúdo da cidade de Fortaleza?