Saiba o que funciona no feriado de Nossa Senhora Aparecida em Fortaleza

Supermercados em Fortaleza abrirão, assim como lojas e shoppings; agências bancárias estarão fechadas e postos de saúde terão funcionamento reduzido

Escrito por Redação ,
Legenda: No feriado de Nossa Senhora Aparecida, Dia das Crianças também é comemorado e terá funcionamento de lojas de rua, estabelecimentos no centro e shoppings.
Foto: Thiago Gadelha

Na próxima segunda-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, lojas de rua e shoppings terão funcionamento normal em Fortaleza. Confira o que abre e o que fecha na data em que se celebra também o Dia Das Crianças.

Lojas

As lojas de ruas, incluindo os estabelecimentos no Centro, funcionarão de 9h às 17h, enquanto os shoppings ficarão abertos de 10 às 22h, conforme o Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas). Os supermercados de Fortaleza também terão funcionamento normal, segundo a Associação Cearense de Supermercados (Acesu). 

Bancos

As agências bancárias não funcionarão, de acordo com Sindicato dos Bancários do Ceará (SEEB). Saques, transferências e outras operações similares poderão ser efetuadas pelos clientes nos caixas eletrônicos das unidades ou por meio dos canais digitais. O atendimento volta a normalidade na terça-feira (13).

Ensino

As escolas particulares não funcionarão nos dias 12 e 13, pois além do feriado de Nossa Senhora Aparecida, o Sindicato da Educação da Livre Iniciativa do Estado do Ceará (Sinepe-CE) antecipou o feriado do Dia do Professor, comemorado em 15 de outubro, para terça-feira (13). 

A Universidade Federal do Ceará (UFC) não funcionará. Abrem somente as unidades que já realizam plantão, como o Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand.

Saúde

Durante o feriado, os postos de saúde da Capital funcionarão exclusivamente para vacinação, de 8h às 17h, nas Regionais II e VI, com as unidades Paulo Marcelo, na Rua 25 de Março, 607, e Messejana, na Rua Guilherme Alencar s/n, respectivamente. 

Em caso de usuários apresentarem síndrome gripal, é possível buscar qualquer uma das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza, com funcionamento 24h, aponta a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As Unidades estão localizadas nos bairros Vila Velha, Itaperi, Edson Queiroz, Jangurussu, Bom Jardim e Cristo Redentor.

Doação de sangue

Durante o feriado, a sede do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), na Avenida José Bastos, terá funcionamento de 7h às 13h. O posto de coleta na Praça das Flores funciona de 7h às 18h, enquanto o do Rio Mar Kennedy fica aberto das 10h às 21h30.

O posto de coleta no Instituto Doutor José Frota (IJF) estará fechado, assim como todas as unidades do interior. 

Serviços

No feriado, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) notifica que a frota será reduzida, similar aos dias de domingo, mas contará com o reforço de 50 veículos extas nas linhas de maior demanda.  

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.