Profissionais da educação estadual serão testados para Covid-19 a partir desta segunda-feira, 31

Pontos de testagem da Sesa serão exclusivos para profissionais. Drive-thru do HGF continuará atendendo a população em geral.

Escrito por Redação ,
Testes serão agendados de acordo com horários disponibilizados pela Sesa
Legenda: Testes serão agendados de acordo com horários disponibilizados pela Sesa
Foto: Kilvia Muniz/SVM

Mesmo sem previsão de retorno às aulas presenciais no Ceará, os profissionais da rede de ensino público de Fortaleza começarão a ser testados para Covid-19 a partir desta segunda-feira (31), em ação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). 

Para isso, os serviços de testagem da Pasta serão exclusivos para os profissionais, como o da Praça do Ferreira, o Drive-Thru no RioMar Kennedy, os Núcleos de Saúde nos Vapt Vupt de Messejana e Antônio Bezerra e as unidades móveis de testagem. O Drive-thru do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), porém, continua atendendo a população geral.

Para realizar o exame, os trabalhadores serão encaminhados pela Secretaria de Educação do Estado (Seduc), de acordo com horário previamente agendado com a Sesa, de segunda a sexta-feira. Já a testagem para Covid-19 dos trabalhadores da rede municipal de ensino de Fortaleza será feita pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

Além de professores e coordenadores em geral, a testagem será aplicada em profissionais que já trabalham na rede de educação, como funcionários de cantina e serviço geral, por exemplo.

“Precisamos identificar os profissionais que estão com o vírus ativo para que eles não retornem às atividades, pois sabemos que a Covid-19 pode apresentar ou não sintomas. A intenção dessa testagem é que possamos nos organizar para o retorno seguro das atividades escolares e de ensino quando for possível”, detalha a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.

Já os testes na rede particular de ensino serão realizados pelas próprias organizações. Nesta sexta-feira, 28, representantes das instituições estão em treinamento organizado pela equipe do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), do Governo do Estado. O laboratório fornecerá, ainda, os equipamentos de proteção pessoal (EPIs) e os insumos necessários para a realização dos testes.

Testes

Realizados pelo Lacen, os exames realizados nos profissionais da educação que trabalham em Fortaleza serão de biologia molecular RT-PCR, feito por amostras de secreções do nariz com um swab. Após o teste, o resultado será disponibilizado no Saúde Digital, da Sesa. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados