Oito postos de saúde funcionam em Fortaleza neste fim de semana

Em transmissão ao vivo, Roberto Cláudio também afirmou que as ações de fiscalização a áreas públicas irá se intensificar nestes sábado e domingo

Escrito por Redação ,
Esta é uma imagem do Posto de Saúde Irmã Hecília Aragão
Legenda: Oito postos de saúde seguem em funcionamento neste fim de semana em Fortaleza
Foto: Natinho Rodrigues

Oito postos de saúde de Fortaleza permanecerão abertos durante este fim de semana (13 e 14), ainda como suporte da atenção primária a pacientes que eventualmente apresentem sintomas de infecção pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada pelo prefeito Roberto Cláudio em transmissão ao vivo na noite desta sexta-feira (12). 

As unidades vão funcionar no sábado e no domingo das 8h às 17h. Além dos atendimentos médicos, os postos também realização testes rápidos, atividades laboratoriais e transporte sanitário,se for preciso. Além disso, estão a disposição oxímetros, para ajudar no diagnóstico precoce de comprometimento pulmonar. Tais aparelhos medem a saturação de oxigênio no sangue, o que já pode ser um sinal de alerta para um possível caso de Covid-19. 

 

Postos em funcionamento

Regional I

  • Carlos Ribeiro - Rua Jacinto Matos, n° 944, Bairro Jacarecanga

 

Regional II

  • Irmã Hercília - Rua Frei Vidal, n° 1821, Bairro São João do Tauape

 

Regional III

  • Anastácio Magalhães - Rua Delmiro de Farias, n° 1679, Bairro Rodolfo Teófilo

 

Regional IV

  • Gothardo Peixoto - Rua Irmã Bazet, n° 153, Bairro Damas

 

Regional V

  • Maciel de Brito - Av. A, s/n, Bairro Conjunto Ceará 1ª Etapa
  • Régis Jucá - Av. I, n° 618 - Bairro Mondubim

 

Regional VI

  • Luís Franklin - Rua Alexandre Vieira, s/n, Bairro Coaçu
  • Jangurussu - Rua Estrada do Itaperi, n° 146, Bairro Passaré

 

 

Fiscalização nos espaços públicos

Durante a live, Roberto Cláudio aproveitou para salientar que a frequência das pessoas a grandes espaços públicos da cidade, como o calçadão da Beira-Mar, as praias e praças, ainda está proibida. Dessa forma, a Prefeitura vai intensificar ações de fiscalização a áreas do tipo, assim como ao Centro e feiras em alguns bairros da cidade. 

"A gente tem tido, infelizmente, alguns problemas em algumas áreas públicas da cidade, a gente vai continuar com a fiscalização durante o final de semana. Haverá uma fiscalização especificamente para uma área de praia. Também não está permitido ainda o uso dessas áreas como atividade de lazer neste fim de semana. E também teremos uma preocupação específica com o centro da cidade e algumas áreas de feiras nesse sábado e domingo, no intuito da fiscalização poder proteger a saúde das pessoas e evitar que aglomerações criem um clima para disseminação desenfreada dessa doença", colocou Roberto Cláudio. 

O prefeito criticou ainda pessoas que estariam utilizando o momento da pandemia do novo coronavírus para espalhar notícias falsas a respeito das ações da Prefeitura. Dessa vez, esclareceu que o aluguel dos gradis para isolar áreas públicas teve um custo de R$ 23 mil para trinta dias, e não de R$ 2 milhões conforme traziam as fake news.

"Eu falei mais de uma vez que o período de uma epidemia, exótico, distinto que a gente tá vivendo, um drama histórico humanitário sem precedentes na história da saúde pública do Brasil, deveria demandar de cada um de nós respeito, respeito ao momento que a gente vive e, sobretudo, união de propósito, mesmo quem pensa diferente, quem tem partidos diferentes, ideias diferentes, deveria por dignidade, por decência, em respeito à dor e sofrimento e ao tamanho do drama público que a gente tá vivendo, deveria se comportar de forma civilizada, respeitosa", colocou. 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados