Obras de reparo na Ponte dos Ingleses são iniciadas; investimento é de R$ 4,1 milhões

As intervenções visam recuperar todos os pilares e vigas do equipamento, que há anos sofre com a ação da maresia e corrosão

Escrito por Redação ,
Legenda: Ponte dos Ingleses, ponto turístico de Fortaleza, estava abandonada e fechada para visitas.
Foto: Fabiane de Paula

A Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema, em Fortaleza, passou a ser reformada a partir desta quinta-feira (14). Até então, o local estava abandonado e fechado para visitas. O investimento para a obra é de R$ 4,1 milhões, de acordo com a Prefeitura de Fortaleza. 

O local passará por diversas melhorias de infraestrutura para oferecer segurança para os frequentadores e permitir, novamente, o funcionamento do espaço. As intervenções visam recuperar todos os pilares e vigas do equipamento, que há anos sofre com a ação da maresia e corrosão. Os serviços incluem a ancoragem da edificação, a concretagem das ferragens, além de manutenção preventiva e de restauro.

O trabalho é feito pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e deve ter duração de seis meses. Operários trabalham primeiramente na retirada dos quiosques existentes no local e de todo o madeiramento antigo. 

A ponte possui cerca de 2.369 m² de área, espaço que deve receber uma laje em concreto para substituir o atual piso em madeira. Segundo a prefeitura, a escolha do material visa dar mais durabilidade, resistência e evitar manutenções periódicas.

Após os seis meses de reforma, o Governo do Estado do Ceará deve iniciar, por meio da Secretaria do Turismo e da Superintendência de Obras Públicas (SOP), as obras de requalificação da ponte, com a implantação de piso industrial, guarda-corpo e quiosques. A SOP já havia providenciado demolição de piso, retirada de pedra natural e colocação de tapumes, isolando a área. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.