Nova ferramenta de saúde disponibiliza informações aos usuários da rede municipal de saúde

Aplicativo Mais Saúde Fortaleza informa calendário vacinal, consultas marcadas e a quantidade médicos e a fila de espera nas Upas

Escrito por Redação ,
Aplicativo Mais Saúde lançado pela Prefeitura de Fortaleza
Legenda: Aplicativo Mais Saúde lançado pela Prefeitura de Fortaleza

O Mais Saúde Fortaleza, novo aplicativo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançado na manhã desta quarta-feira (24), disponibiliza alertas para vacinas em atraso, lembretes de consultas agendadas,a lista de medicamentos disponíveis nos postos e a situação das Unidades de Pronto Atendimento (Upas). Para acessar a ferramenta gratuita para Android e iOS, o usuário deve baixá-la na loja virtual do celular e fazer um rápido cadastro com dados pessoais. 

 
 
O usuário conseguirá visualizar a confirmação das consultas médicas e cinco dias antes da marcação será lembrado pela ferramenta. Na aba histórico de vacinação estarão disponíveis as informações sobre a caderneta de imunizações. Em caso de atraso, o aplicativo também emite o alerta.
 
Segundo a coordenadora do Programa Mais Saúde Fortaleza, Emanuela Feitosa Nóbrega, seis Upas já estão no aplicativo e as outras seis serão integradas até o final desta semana para o repasse de informações em tempo real. 
 
“Nós conseguimos visualizar quantos médicos nós temos atendendo em cada unidade, quantas pessoas estão na fila de espera, quantos estão no acolhimento. Isso possibilita ao usuário escolher a Upa com menor fluxo para no caso de uma urgência ou emergência”, reforça. 


 
Mapas
 
O endereço de cada unidade está incluso na ferramenta com definição de rotas para facilitar o deslocamento. Após passar pelo serviço de saúde, o usuário terá a opção de participar da pesquisa de satisfação, “no intuito de estar sempre melhorando para a população”, complementa a coordenadora. 
 
Além das novas opções, o aplicativo integrou os serviços “Atende em casa”, onde o usuário pode informar através de teleatendimento os sintomas, além do “Paciente PV Acompanhante” e o “Paciente IJF 2 Acompanhante”, para que os familiares de pacientes internados com Covid-19 acessem o boletim médico. 
 
A titular da SMS, Joana Maciel, avalia que o Mais Saúde Fortaleza é “mais uma ferramenta de comunicação, de aproximação do município com os nossos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Assuntos Relacionados