Galpões de higiene pessoal são instalados em Fortaleza para pessoas em situação de rua

Dois galpões foram montados na cidade, um na Praia de Iracema e outro no Centro

Legenda: Galpões foram batizados de Higiene Cidadã
Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

Fortaleza passou a contar com duas unidades de higiene pessoal dedicadas a pessoas em situação de rua, instaladas nos bairros Praia de Iracema e Centro. Os locais oferecem chuveiros, banheiros, bebedouros, e são administrados pela Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), da Prefeitura. Nas unidades, pessoas que vivem em situação de rua podem realizar a higiene básica fundamental, preocupação que foi acentuada com a pandemia do novo coronavírus.

Pessoas em situação de rua enfrentam dificuldades para receber auxílio

Os galpões, batizados de Higiene Cidadã, estão localizados na Avenida Almirante Barroso, na Praia de Iracema, e na Avenida Dom Manuel, no Centro, e funcionam de domingo a domingo, das 9h às 19h.

Foto: Lucas de Menezes

O galpão da Praia de Iracema contém 20 banheiros com chuveiro e espaço dedicado à higiene pessoal. Já o outro galpão, instalado no Centro, oferece 12 banheiros, pias externas e bebedouros. 

Além da higienização, os usuários têm acesso a alimentação e água, segundo a prefeitura. 

Há uma média de 100 atendimentos por dia e as pessoas atendidas recebem orientação para procurar o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), para serviço e encaminhamento socioassistencial.